A INTERIORIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES E O MERCADO DE TRABALHO REGIONAL: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ | The interiorization of universities and the regional labor market: the case of the Federal University of Paraná

Autores

  • Ricardo Leitoles Corrêa Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Décio Estevão do Nascimento Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Palavras-chave:

Ensino Superior, Interiorização, Atividades Econômicas, Higher Education, Interiorization, Economic activities

Resumo

In context of the expansion and internalization of higher education in Brazil, observed the growing number of university centers in small and medium-sized cities. At the Federal University of Paraná, this movement has began with the creation of campus Palotina (PR) and thereafter creating two poles in the state coast. This article aims to relate the undergraduate courses offered in these campuses between 2008 and 2016 and the most employment-generating economic activities in their respective microregions. As a methodological procedure, the research is classified as descriptive, bibliographical and documentary, since has used UFPR’s activity reports and data from the Annual Social Information Ratio (RAIS) to extract necessary information. As a result, it has been observed that the Veterinary Medicine and Agronomy courses are aligned with regional economic activities. On the coast case, there are few courses directly related with activities that generate the most employment in the micro-region. In both regions there is a potential supply of courses in the chemical and food field. 

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No contexto da expansão e interiorização do ensino superior no Brasil, observa-se o crescimento do número de polos universitários em pequenas e médias cidades. Na Universidade Federal do Paraná, esse movimento iniciou-se com a criação do campus Palotina (PR) e, posteriormente, com a criação de dois polos no litoral do estado. O presente artigo tem por objetivo relacionar os cursos de graduação ofertados nesses campi, entre os anos de 2008 e 2016, com as atividades econômicas que mais geraram empregos nas respectivas microrregiões. Como procedimento metodológico, a pesquisa é classificada como descritiva, bibliográfica e documental, visto que utiliza os relatórios de atividades da UFPR e dados da Relação de Informações Anuais Sociais (RAIS) para extrair informações necessárias. Como resultado, observa-se que os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia estão alinhados com as atividades econômicas regionais. Já no caso do litoral há poucos cursos relacionados diretamente com as atividades que mais geram empregos na microrregião. Em ambas as regiões há um potencial de oferta de cursos na área química e alimentar. 


Biografia do Autor

  • Ricardo Leitoles Corrêa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
    Possui Graduação em Administração pela FAE e Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná. Atualmente é Administrador da Universidade Federal do Paraná, atuando na área de planejamento e controle orçamentário. Realiza a distribuição orçamentaria interna de recursos e gerencia sua aplicação. Tem interesse em estudar políticas públicas com objetivo de maximizar a eficiência do gasto público.
  • Décio Estevão do Nascimento, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
    possui graduação em Engenharia de Operação, Modalidade Eletrotécnica (1982), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), especialização em Engenharia da Produção (1985), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado (1997) e doutorado (2001), em Ciências do Homem e Tecnologia, pela Université de Technologie de Compiègne (França) e pós-doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp (DPCT). É professor titular e pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, vinculado ao Departamento Acadêmico de Eletrônica, com atuação nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e em Planejamento e Governança Pública (PGP).Integra o BASIS - Banco de Avaliadores do INEP/MEC, com participação em diversas comissões de avaliação na qualidade de avaliador institucional. Dentro de sua área de interesse de pesquisa, que são "Processos e Dinâmicas de Territorialidade e Sustentabilidade", estuda temas como: Desenvolvimento Territorial, Redes Sociotécnicas, Cidades, Estudos de futuro, Indicadores Socioeconômicos e Ambientais, Universidades, Tecnologia e Inovação, Políticas Públicas, Economia da Funcionalidade, Internacionalização da formação do engenheiro. Lidera o Grupo de Pesquisa Território: Redes, Políticas, Tecnologia e Desenvolvimento (TRPTD).

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Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A INTERIORIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES E O MERCADO DE TRABALHO REGIONAL: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ | The interiorization of universities and the regional labor market: the case of the Federal University of Paraná. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 149–169, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9623. Acesso em: 18 dez. 2024.

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