REFLEXÕES SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA

Autores/as

  • Walas Leonardo de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Luís Antônio Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG https://orcid.org/0000-0001-8912-9764

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.40831

Palabras clave:

Trabalho docente, Precarização do trabalho docente, América Latina

Resumen

O objetivo deste artigo é proporcionar uma visão panorâmica sobre o trabalho docente, mais especificamente sobre o processo de precarização ao qual estão submetidos os professores e professoras da América Latina e, em particular, do Brasil. Trata-se de um estudo baseado em revisão bibliográfica de artigos e livros publicados nas últimas duas décadas, principalmente por autores latino-americanos. O texto aponta para o fato de que os sistemas de ensino, as escolas e o trabalho docente na região passaram por uma reestruturação, fruto das reformas educacionais implantadas a partir da década de 90, de caráter neoliberal. Tal reestruturação, sem considerar a necessidade das devidas adequações, principalmente aumento na remuneração dos professores e melhores condições de trabalho, tem significado intensificação do trabalho docente e maior responsabilização dos professores, o que leva à precarização do trabalho. Por fim, o artigo defende que as universidades e escolas da região continuem servindo como espaços de resistência contra novas formas de colonialismo e avanço de políticas (ultra) neoliberais.

Biografía del autor/a

  • Walas Leonardo de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

    Mestre e Doutorando em Educação pela UNESP Câmpus de Rio Claro. Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP.

  • Luís Antônio Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG

    Doutor em Letras e Linguística pela Puc Minas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de linguagem - POSLING, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.

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Publicado

2023-01-24

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

REFLEXÕES SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 29–47, 2023. DOI: 10.35699/2238-037X.2022.40831. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/40831. Acesso em: 22 dec. 2024.

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