ESCOLA VIVA

IMPLEMENTAÇÃO DOS INTERESSES DO BLOCO NO PODER NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Fernando de Oliveira Leal Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Marcelo Lima Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.19848

Palavras-chave:

Escola Viva, Espírito Santo em Ação, Bloco no Poder

Resumo

Este artigo visa analisar como construção do projeto educacional, denominado “Escola Viva” (forma antecipada de reforma do ensino médio ainda em 2015) de viés privatista e gerencialista se articula com os interesses e métodos de determinadas frações de classe. Para a análise, utilizou-se a abordagem qualitativa, com pesquisa documental de artigos e dissertações que trazem a temática e a análise de discurso de entidades e personalidades envolvidas no processo de implementação de reformas educacionais. Identificamos na entidade organizada pelo movimento empresarial, denominada “Espírito Santo em Ação”, aparelho privado de hegemonia que representa ao mesmo tempo espaço de coesão e de produção do bloco no poder atuante no estado. Desde os anos 2003 dois governadores (Paulo Hartung e Renato Casagrande) revezam-se, cada um a seu modo, na liderança da construção de políticas educacionais que se articulam com este bloco no poder consolidando sua coesão e viabilidade.

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Biografia do Autor

Fernando de Oliveira Leal, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduado em ciências sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestrando em educação pela UFES. Professor de sociologia na Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo.

Marcelo Lima, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e graduado em pedagogia pela UFES. Professor Associado I do Departamento de Educação, Política e Sociedade, no Centro de Educação da UFES, membro do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES.

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

LEAL, F. de O.; LIMA, M. ESCOLA VIVA: IMPLEMENTAÇÃO DOS INTERESSES DO BLOCO NO PODER NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 30, n. 2, p. 179–193, 2021. DOI: 10.35699/2238-037X.2021.19848. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/19848. Acesso em: 20 abr. 2024.

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ARTIGOS

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