A CATEGORIA DE VERDADE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR
DOI :
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.46295Mots-clés :
Educação Escolar, Verdade, ConhecimentoRésumé
Este artigo é instrumento por meio do qual abordamos a problemática da relação entre a educação escolar e o conceito de verdade. Baseamo-nos nas contribuições da pedagogia histórico-crítica, enquanto teoria pedagógica fundada, por sua vez, no método ontológico marxista. Explicamos, na primeira parte do artigo após a introdução, o entendimento do conceito de verdade e sua relação com o conhecimento científico e a apreensão da realidade objetiva. Na sequência, avançamos para explicitar a função clássica da educação escolar em seus vínculos com o ensino de conhecimentos verdadeiros. Por fim, nossas considerações que apontam para a necessidade de investirmos esforços, teóricos e práticos, na defesa da escola para o desenvolvimento humano e a compreensão crítica, histórica e verdadeira da realidade social e natural.
Références
CHASIN, J. Superação do Liberalismo. 1988, mime.
DUARTE, N. Os Conteúdos Escolares e a Ressurreição dos Mortos – Contribuição à Teoria Histórico-Crítica do Currículo. Campinas – SP: Autores Associados, 2016.
DUARTE, N. Educação Escolar e Formação Humana Omnilateral na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. Conhecimento Escolar e Luta de Classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas – SP: Autores Associados, p. 57-80, 2021.
LUKÁCS, G. Ensaios sobre Literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.
LUKÁCS, G. História e Consciência de Classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social – II. São Paulo: Boitempo: 2013.
LUKÁCS, G. Conversando com Lukács: entrevista a Léo Kofler, Wolfang Abendroth e Hans Heinz Holz/Georg Lukács. Tradução de Gisieh Vianna. São Paulo: Instituto Lukács, 2014.
MARX, K. Grundrisse – Manuscritos econômicos de 1857-1858 – Esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, K. O Capital: crítica da Economia Política – Livro I – O processo de Produção do Capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARTINS, L. M. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tese (Livre-Docência em Psicologia) Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru – SP, 250p. 2011.
PAULO NETTO, J. O que é marxismo. São Paulo: Brasiliense, 2006.
PAULO NETTO, J. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
PAULO NETTO, J.; BRAZ, M. Economia Política: Uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2012.
PAULO NETTO, J. Breve nota à interlocução entre pensadores da educação e Marx. Trabalho Encomendado GT09 – Trabalho e Educação. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis, 2015.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. Campinas – SP: Autores Associados, 2011.
TONET, I. Pluralismo Metodológico: Falso Caminho. Revista GESTO-Debate, vol. 21, n. 01, p. 01-22, 2021.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Trabalho & Educação 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.