A CATEGORIA DE VERDADE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.46295

Mots-clés :

Educação Escolar, Verdade, Conhecimento

Résumé

Este artigo é instrumento por meio do qual abordamos a problemática da relação entre a educação escolar e o conceito de verdade. Baseamo-nos nas contribuições da pedagogia histórico-crítica, enquanto teoria pedagógica fundada, por sua vez, no método ontológico marxista. Explicamos, na primeira parte do artigo após a introdução, o entendimento do conceito de verdade e sua relação com o conhecimento científico e a apreensão da realidade objetiva. Na sequência, avançamos para explicitar a função clássica da educação escolar em seus vínculos com o ensino de conhecimentos verdadeiros. Por fim, nossas considerações que apontam para a necessidade de investirmos esforços, teóricos e práticos, na defesa da escola para o desenvolvimento humano e a compreensão crítica, histórica e verdadeira da realidade social e natural.

Biographie de l'auteur

  • Rafael Rossi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Pós-Doutorado em Educação; Doutorado em Educação; Mestre em Geografia e Licenciado em Geografia pela UNESP/FCT de Presidente Prudente – SP. Atua, desde 2014, como docente e pesquisador na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS em Campo Grande, MS.

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Publiée

2024-01-24

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ARTIGOS

Comment citer

A CATEGORIA DE VERDADE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 32, n. 3, p. 98–109, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2023.46295. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/46295. Acesso em: 22 déc. 2024.

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