CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO ABERTA

AS CURADORIAS DIGITAIS COMO INTER E INTRAFACES DO ENSINO HÍBRIDO

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9861

Mots-clés :

Educação Aberta, Cultura Digital, Curadoria digital educacional

Résumé

 

O presente texto é fruto das pesquisas realizadas ao longo das últimas duas décadas, mas especialmente aquelas empreendidas entre 2015 e 2016, período da realização do pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, fomentado pela CAPES. A abordagem toca a Curadoria Digital na Educação, em articulação com a Cultura Digital e a Educação Aberta, conceitos focos de estudos e produções. O mundo dos APP (aplicações/software para computadores, celulares e tablets) tem modificado nossas relações em dimensões variadas. No campo da educação, três questões são essenciais para os processos de ensino e aprendizagem: a) saber o que fazer com tais recursos e dados nos espaços pedagógicos; b) incorporá-los às práticas e às didáticas; c) compreender que eles já são parte da vida das pessoas. Os estudos sugerem que ações pedagógicas decorrentes da (trans) formação de professores/as para uma Educação Aberta na cultura digital ainda carecem de investimentos. As curadorias digitais educacionais podem ser potentes auxiliares nas pesquisas e na produção de conhecimentos, com vistas ao desenvolvimento de autorias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-PT, Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e licenciada em Pedagogia. É professora Adjunta do Depto. de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública - ambos da UFJF. É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR. Foi Bolsista CAPES (Proc. n. 523/2015-01) no período de 2015-2016, com fomento para a realização do Pós-doutoramento na UL-Portugal.

Références

BRUNO, Adriana Rocha. Docência on-line: devires emergentes no processo de aprendizagem do educador em ambientes digitais em rede. In: ARRUDA, Eucídio P. Educação a Distância no Brasil: a Pedagogia em foco. Uberlândia/MG: EDUFU, 2014.

BRUNO, Adriana Rocha. Educação, cibercultura e espaços formativos abertos no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior. v 7, n. 2, 2017. Entrevista concedida a Marcos Vinícius Tarquínio e Kênia Aulízia Herédia. Disponível em: <https://seer.ufmg.br-/index.php/rdes/article/view/9822/7682>. Acesso em: 10 maio 2018.

BURKE, Peter. Peter Burke: “Você não sabe mais que seus ancestrais” [16/05/2017]. Revista Época. 2017.

Entrevista concedida a Flavia Yuri Oshima. Disponível em: <https://epoca.globo.com/educacao/noticia/2017/05/peter-burke-voce-nao-sabe-mais-que-eusancestrais.html>. Acesso em: 15 mar. 2018.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997. p.283-350: Culturas híbridas, poderes oblíquos. Disponível em: <http://www.cdrom.ufrgs.br-/garcia/garcia.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2018.

CANCLINI, Nestor G. Entrevista con Néstor García Canclini: La disolución del campo cultural. [05/01/2018]. Revista Ñ. 2018. Entrevista concedida a Juan Mendoza. Disponível em: <https://www.clarin.com/revista-enie/ideas/disolucion-campo-cultural_0_HykCd8TmM.html> Acesso em: 15 mar. 2018.

CANEVACCI, Massimo. Um novo pensamento científico para o contexto da cultura digital. 2013. Disponível em: <http://www.iea.usp.br/noticias/massimo-canevacci>. Acesso em: 10 mar. 2018.

CANEVACCI, Massimo. A dimensão do espaço-tempo na cultura digital. 2015. Disponível em: <http://www.iea.usp.br/noticias/ica-massimo-canevacci>. Acesso em: 10 mar. 2018.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A metáfora das gaiolas epistemológicas e uma proposta educacional. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, UFMS, v. 9, n. 20, 2016. Disponível em: <http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2872/2234>. Acesso em: 10 mar. 2018.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. São Paulo: LTC, 2008.

GERE, Charlie. Digital Culture. London: Reaktion Books, 2002.

GERE, Charlie. Algunas reflexiones sobre la cultura digital. Digithum, n. 12, p. 3-7, 2010.

Disponível em: <http://openaccess.uoc.edu/webapps/o2/bitstream/10609/8800/2/n12-de-ladigitalizacion-de-la-cultura-a-la-cultura-digital.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2018.

HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Trad. Maria Cristina G. Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2015.

LEMOS, André. Ciber-cultura-remix. In. Seminário Sentidos e Processos. São Paulo, 2005. Disponível em: <https://facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/remix.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2018.

LEMOS, André. A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.

LÉVY, Pierre. O que é cibercultura. SP: Editora 34, 1999.

LÉVY, Pierre. A Internet ainda está na sua pré-história. Entrevista concedida à Juremir Machado da Silva, em 11 de julho de 2016. Disponivel em: <https://blogs.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/2016/07/8818/entrevista-com-pierre-levy/>. Acesso em: 10 jul. 2018.

MACEDO, R. S. Atos de currículo e autonomia pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2013.

PORTAL DO BIBLIOTECÁRIO. Curadoria digital: uma introdução. Site desenvolvido por Felipe Araujo Soares. 2015. Disponível em: <http://portaldobibliotecario.com/base-dedados/curadoria-digital-uma-introducao/>. Acesso em: 10 jul. 2018.

REZENDE, Eliana. Curadoria de Conteúdos: O que é? Quem faz? Como faz?. 2016. Disponível em: <http://eliana-rezende.com.br/curadoria-de-conteudos-o-que-e-quem-faz-comofaz/>. Acesso em: 10 jun. 2018.

ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. Trad. Ferreira, M. J. C. São Paulo: Martins Fontes, 1961.

SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do póshumano. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 10, n. 22, p. 23-32, 2003. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3229/2493>. Acesso em: 10 jan. 2018.

SANTAELLA, Lucia. A ecologia pluralista das mídias locativas. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 15, n. 37, p. 20-24, 2008. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br-/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/4795> Acesso em: 10 jan. 2018.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu S.; SANTANA, Bianca. Diversidade digital e cultura. 2007.

Disponível em: <http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/25445-25447-1-PB.pdf> Acesso em: 15 mar. 2018.

Publiée

2019-02-21

Comment citer

BRUNO, A. R. CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO ABERTA : AS CURADORIAS DIGITAIS COMO INTER E INTRAFACES DO ENSINO HÍBRIDO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 115–126, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9861. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9861. Acesso em: 19 oct. 2024.

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.