CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO ABERTA

AS CURADORIAS DIGITAIS COMO INTER E INTRAFACES DO ENSINO HÍBRIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9861

Palavras-chave:

Educação Aberta, Cultura Digital, Curadoria digital educacional

Resumo

 

O presente texto é fruto das pesquisas realizadas ao longo das últimas duas décadas, mas especialmente aquelas empreendidas entre 2015 e 2016, período da realização do pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, fomentado pela CAPES. A abordagem toca a Curadoria Digital na Educação, em articulação com a Cultura Digital e a Educação Aberta, conceitos focos de estudos e produções. O mundo dos APP (aplicações/software para computadores, celulares e tablets) tem modificado nossas relações em dimensões variadas. No campo da educação, três questões são essenciais para os processos de ensino e aprendizagem: a) saber o que fazer com tais recursos e dados nos espaços pedagógicos; b) incorporá-los às práticas e às didáticas; c) compreender que eles já são parte da vida das pessoas. Os estudos sugerem que ações pedagógicas decorrentes da (trans) formação de professores/as para uma Educação Aberta na cultura digital ainda carecem de investimentos. As curadorias digitais educacionais podem ser potentes auxiliares nas pesquisas e na produção de conhecimentos, com vistas ao desenvolvimento de autorias.

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Biografia do Autor

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-PT, Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e licenciada em Pedagogia. É professora Adjunta do Depto. de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública - ambos da UFJF. É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR. Foi Bolsista CAPES (Proc. n. 523/2015-01) no período de 2015-2016, com fomento para a realização do Pós-doutoramento na UL-Portugal.

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Publicado

2019-02-21

Como Citar

BRUNO, A. R. CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO ABERTA : AS CURADORIAS DIGITAIS COMO INTER E INTRAFACES DO ENSINO HÍBRIDO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 115–126, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9861. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9861. Acesso em: 20 abr. 2024.

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