O Mundo do Poder e o Poder da Palavra: Uma Leitura da Ficção de Delillo
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.5..69-94Resumo
Este trabalho analisa alguns textos do romancista contemporâneo Don DeLillo, cuja obra Paul Auster diz ser fundamental para compreender a sociedade norte-americana neste fim de século. Nele pretende-se assinalar a natureza dos temas de sua obra e a relevância dos mesmos para um mundo globalizado, destacando-se os tópicos sobre o poder militar, o terrorismo e o poder do capital, tratando, em especial, a hegemonia das linguagens do poder e a resistência a elas.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. The Dialogic Imagination: Four Essays. Ed. Michael Halquist. Austin: University of Texas Press, 1981.
BRADBURY, Malcolm. Neorealist Fiction. Columbia History of the American Novel. New York: Columbia University Press, 1991.
BRYANT, Paula. Discussing the Untellable: Don DeLillo’s the Names. Critique, v. 29, n. 1, p. 16-30, Fall 1987.
CROWTHER, Hal. Clinging to the Rock: A Novelist's Choices in the New Mediocracy. In: LENTRICCHIA, Frank, ed. Introducing Don DeLillo. Durham: Duke University Press, 1991, p. 83-98.
DECURTIS, Anthony. An Outsider in this Society: An Interview with Don DeLillo. In: LENTRICCHIA, Frank, ed. Introducing Don DeLillo. Durham: Duke University Press, 1991, p. 43-66.
DELILLO, Don. Americana. New York: Pocket Books, 1973 [1971].
DELILLO, Don. End Zone. New York: Penguin, 1986 [1972].
DELILLO, Don. Mao II. New York: Penguin, 1991.
DELILLO, Don. Running Dog. New York: Knopf, 1978.
DELILLO, Don. The Names. New York: Vintage, 1989 [1982].
DELILLO, Don. White Noise. New York: Viking, 1985.
FOSTER, Dennis. Alphabetic Pleasures: The Names. In: LENTRICCHIA, Frank, ed. Introducing Don DeLillo. Durham: Duke University Press, 1991, 157-173.
GUARESCHI, Pedrinho, et alii. Comunicação e Controle Social. Petrópolis: Vozes, 1991.
JAMESON, Fredric. Review of the Names. Minnesota Review, n. 22, p. 116-122, Spring 1984.
JOHNSTON, John. Generic Difficulties in the Novels of Don DeLillo. Critique, v. 30, n. 4, p. 261-275, Summer 1989.
KELLNER, Douglas. Jeon Boudrillard: From Marxism to Postmodernism and Beyond. Stanford: Stanford University Press, 1989.
LECLAIR, Tom. An Interview with Don DeLillo. Contemporary Literature, v. 23, n. 1, p. 19-31, Winter 1982.
LECLAIR, Tom. In the Loop: Don DeLillo and the Systems Novel. Urbana: University of Illinois Press, 1987.
LENTRICCHIA, Frank, ed. Introducing Don DeLillo. Durham: Duke University Press, 1991.
MCCLURE, John. Postmodern Romance: Don DeLillo and the Age of Conspiracy. In: LENTRICCHIA, Frank, ed. Introducing Don DeLillo. Durham: Duke University Press, 1991, p. 99-115.
MORRIS, Matthew. Murdering Wards: Language in Action in Don DeLillo's the Names. Contemporary Literature, v. 30, n. 1, p. 113-127, Spring 1989.
OSTEEN, Mark. Against the End: Asceticism and Apocalypse in Don DeLillo's End Zone. Papers in Language and Literature, v. 26, n. 1, p. 143-163, Winter 1990.
POSTER, Mark. Foucault and the Problem of Self-Constitution. Foucault and the Critique of Institutions. Ed. John Caputo and Mark Young. University Park: Penn State University Press, 1993.
RUSHDIE, Salman. Is Nothing Sacred? Granta, n. 31, Spring 1990.
SALTZMAN, Arthur. The Figure in the Static: White Noise. Modern Fiction Studies, v. 40, n. 4, p. 807-826, Winter 1994.
SCANLAN, Margaret. Writers Among Terrorists: Don DeLillo’s Mao II and the Rushdie Affair. Modern Fiction Studies, v. 40, n. 2, p. 229-251, Summer 1994.
SHAPIRO, Michael. Reading the Postmodern Polity: Political Theory as Textual Practice. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1992.
WILLIAMS, Raymond. Problems in Materialism and Culture: Selected Essays. London: Verso, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1997 Tom Burns (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).