A reprodutibilidade técnica da obra cinematográfica – representação ou clonagem: uma análise crítica de um conceito básico de Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.8..285-298Palavras-chave:
Walter Benjamin, reproduction, representation, art.Resumo
Resumo: A reprodução técnica da obra de arte, um dos conceitos estéticos mais citados de Walter Benjamin, evidencia-se como um conceito ambíguo quando submetido a uma análise mais meticulosa. Este artigo visa mostrar que, para Benjamin, a “reprodução técnica” de uma fotografia ou de um filme significa duas coisas ao mesmo tempo: em primeiro lugar, a eliminação de qualquer distância estética entre o objeto e sua representação e, em segundo lugar, a multiplicação (clonagem) dessa representação na forma de um número infinito de cópias. A não-diferenciação entre os dois processos e sua fundição no termo reprodução corre o risco de resultar em alguns mal-entendidos.
Palavras-chave: Walter Benjamin; reprodução; representação; arte.
Abstract: The mechanical reproduction of the work of art, one of the most quoted aesthetic concepts of Walter Benjamin, turns out to be ambiguous when submitted to a closer analysis. The following article aims to show that for Benjamin the “mechanical reproduction” of a photograph or a film means two things at the same time: first, the elimination of any aesthetic distance between the object and its representation and, second, the multiplication (“cloning”) of this representation in an infinite number of identical copies. The non-differentiation between the two processes and their fusion in the term of reproduction may result in some misunderstandings.
Keywords: Walter Benjamin, reproduction, representation, art.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas; Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. Pref. Jeanne-Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BENJAMIN, HABERMAS, HORKHEIMER, ADORNO. Textos escolhidos. Trad. José Lino Grünnewald et al. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção “Os Pensadores”).
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad., apresentação e notas: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften. Orgs. Rolf Tiedemann und Hermann Schweppenhäuser. Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 1980. v. I-VI.
OTTE, Georg. Linha, choque e mônada. 1994. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) - UFMG, Belo Horizonte, 1994.
OTTE, Georg. Vestígios de um materialismo estético em Walter Benjamin. Mímesis e Expressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
WEBER, Max. Soziologie – Universalgeschichtliche Analysen – Politik. Org. Johannes Winckelmann. Stuttgart: Kröner, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Georg Otte (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).