A reprodutibilidade técnica da obra cinematográfica – representação ou clonagem: uma análise crítica de um conceito básico de Walter Benjamin

Auteurs

  • Georg Otte Faculdade de Letras da UFMG

DOI :

https://doi.org/10.17851/2317-2096.8..285-298

Mots-clés :

Walter Benjamin, reproduction, representation, art.

Résumé

Resumo: A reprodução técnica da obra de arte, um dos conceitos estéticos mais citados de Walter Benjamin, evidencia-se como um conceito ambíguo quando submetido a uma análise mais meticulosa. Este artigo visa mostrar que, para Benjamin, a “reprodução técnica” de uma fotografia ou de um filme significa duas coisas ao mesmo tempo: em primeiro lugar, a eliminação de qualquer distância estética entre o objeto e sua representação e, em segundo lugar, a multiplicação (clonagem) dessa representação na forma de um número infinito de cópias. A não-diferenciação entre os dois processos e sua fundição no termo reprodução corre o risco de resultar em alguns mal-entendidos.

Palavras-chave: Walter Benjamin; reprodução; representação; arte.

Abstract: The mechanical reproduction of the work of art, one of the most quoted aesthetic concepts of Walter Benjamin, turns out to be ambiguous when submitted to a closer analysis. The following article aims to show that for Benjamin the “mechanical reproduction” of a photograph or a film means two things at the same time: first, the elimination of any aesthetic distance between the object and its representation and, second, the multiplication (“cloning”) of this representation in an infinite number of identical copies. The non-differentiation between the two processes and their fusion in the term of reproduction may result in some misunderstandings.

Keywords: Walter Benjamin, reproduction, representation, art.

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Références

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Publiée

2018-03-02

Comment citer

Otte, G. (2018). A reprodutibilidade técnica da obra cinematográfica – representação ou clonagem: uma análise crítica de um conceito básico de Walter Benjamin. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 8, 285–298. https://doi.org/10.17851/2317-2096.8.285-298

Numéro

Rubrique

Dossiê - Literatura e Cinema - Primeiro Foram Aquelas que Explicavam