A paixão segundo São João: uma retórica intermidiática

Autores

  • Thiago César Viana Lopes Saltarelli

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.334-346

Resumo

Este artigo propõe uma leitura da Paixão segundo São João, de Johann Sebastian Bach, como uma obra mixmídia, por meio da análise das relações entre os diversos sistemas de signos que a compõem ou que participam ou influenciam a sua execução. Essa análise, que privilegia as relações entre o sistema musical e o sistema verbal – embora não deixe de considerar outros sistemas de signos – visa também a demonstrar como obras de caráter
intersemiótico já existiam em épocas anteriores ao Modernismo.

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Publicado

2006-12-31

Como Citar

Saltarelli, T. C. V. L. (2006). A paixão segundo São João: uma retórica intermidiática. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 14(2), 334–346. https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.334-346

Edição

Seção

Dossiê - Intermidialidade - VI Letra e Música