A paixão segundo São João: uma retórica intermidiática

Autores/as

  • Thiago César Viana Lopes Saltarelli Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.334-346

Resumen

Este artigo propõe uma leitura da Paixão segundo São João, de Johann Sebastian Bach, como uma obra mixmídia, por meio da análise das relações entre os diversos sistemas de signos que a compõem ou que participam ou influenciam a sua execução. Essa análise, que privilegia as relações entre o sistema musical e o sistema verbal – embora não deixe de considerar outros sistemas de signos – visa também a demonstrar como obras de caráter
intersemiótico já existiam em épocas anteriores ao Modernismo.

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Publicado

2006-12-31

Número

Sección

Dossiê - Intermidialidade - VI Letra e Música

Cómo citar

A paixão segundo São João: uma retórica intermidiática. (2006). Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 14(2), 334-346. https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.334-346