A paixão segundo São João: uma retórica intermidiática
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.334-346Résumé
Este artigo propõe uma leitura da Paixão segundo São João, de Johann Sebastian Bach, como uma obra mixmídia, por meio da análise das relações entre os diversos sistemas de signos que a compõem ou que participam ou influenciam a sua execução. Essa análise, que privilegia as relações entre o sistema musical e o sistema verbal – embora não deixe de considerar outros sistemas de signos – visa também a demonstrar como obras de caráterintersemiótico já existiam em épocas anteriores ao Modernismo.
Références
BACH, Johann Sebastian. Johannes-Passion. Freiburg: Deutsche Harmonia Mundi, 1990. 2 CDs. BWV 245. Acompanha libretto.
BACH, Johann Sebastian. Johannes-Passion. London: Ernst Eulenburg, [s.d.]. 1 partitura. Orquestra e coro.
BARTEL, Dietrich. Musica Poética: Musical-rhetorical figures in German baroque music. Lincoln, NE: University of Nebraska Press, 1997.
BÍBLIA sagrada. N. T. O Evangelho segundo São Mateus. Rio de Janeiro: Editora Barsa, 1966.
CHASIN, Ibaney. O canto dos afetos: um dizer humanista. São Paulo: Perspectiva, 2004.
CLÜVER, Claus. Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. Literatura e sociedade. Revista de teoria literária e literatura comparada, São Paulo, FFLCH/USP, n. 2, p. 37-55, 1997.
HARNONCOURT, Nikolaus. O diálogo musical: Monteverdi, Bach e Mozart. (1984.) Trad. Luiz Paulo Sampaio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons: caminhos para uma nova compreensão musical. (1982.) Trad. Marcelo Fagerlande. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
HANSEN, João Adolfo. Teatro da memória: monumento barroco e retórica. Revista do IFAC, Ouro Preto, [s.n.t.], p. 40-48.
ISER, Wolfgang. Problemas da teoria da literatura atual. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da literatura em suas fontes. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, v. 2, p. 927-954.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
LATERZA FILHO, Moacyr. A ópera dos afetos: para uma intertextualidade das paixões: leitura comparativa das retóricas do Padre Antônio Vieira e do Padre Antonio Vivaldi. 2003. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.
MAGNANI, Sérgio. Expressão e comunicação na linguagem da música. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 1996.
MARAVALL, José Antonio. Novidade, invenção, artifício (papel social do teatro e das festas). In: MARAVALL, José Antonio. A cultura do Barroco: análise de uma estrutura histórica. São Paulo: Edusp, 1997, p. 353-385.
MASSIN, Jean e Brigitte. História da música ocidental. (1987.) Trad. Ângela Ramalho Viana, Carlos Sussekind e Maria Teresa Resende Costa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro. Literatura e música: modulações pós-coloniais. São Paulo: Perspectiva, 2002.
SANTOS, Luís Otávio. An approach through the analysis of Monteverdi’s Combattimento di Tancredi e Clorinda and Bach’s Erbarme dich from Mathäus-Passion. Trabalho de estudo acadêmico não publicado (mimeo), [199-].
SCHER, Steven Paul. Literature and Music. In: BARRICELLI, Jean-Pierre; GIBALDI, Joseph (Org.). Interrelations of Literature. New York: MLA, 1982, p. 225-250.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Thiago César Viana Lopes Saltarelli (Autor) 2006
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).