Crime e arte: da crucifixão de Cristo ao ataque contra o World Trade Center
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.1.85-95Palavras-chave:
crime e arte, crime e ideologia, crime como performanceResumo
O trabalho focaliza a criminalidade como temática recorrente da arte ocidental, de seus primórdios até a pós-modernidade. Começando pela Ilíada, ou, na iconografia cristã, pelas incontáveis representações da execução de Cristo, as criações artísticas, na literatura como nas outras artes, repetidamente focalizam ações violentas e criminosas, com frequentes referências bíblicas, mitológicas ou históricas. O texto detém-se nas motivações ideológicas subjacentes a esses produtos culturais, bem como na “banalidade do mal”, ilustrada por algumas ações rotuladas de arte na pós-modernidade.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Eichmann in Jerusalem: a report on the banality of evil. New York: Penguin, 2006, Kindle edition.
ADORNO, Theodor. Educação após Auschwitz. Palavras e sinais: modelos críticos. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, Theodor. O que significa elaborar o passado. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
BIRCH, Helen. Moving targets: women, murder, and representation. Berkeley: University of California Press, 1994.
CHARNEY, Noah. Art and crime: exploring the dark side of the art world. Westport: Praeger, 2009.
DANTO, Arthur. The abuse of beauty: aesthetics and the concept of art. Peru: Open Court, 2003.
FABRINI, Ricardo Nascimento. A arte depois das vanguardas. Campinas: Ed. Unicamp, 2002.
GALARD, Jean. La beauté à outrance, reflexions sur l’abus esthétique. Arles, Bouches- du-Rhône: Actes Sud, 2004.
GREGORIOU, Christiana. Constructing crime: discourse and cultural representations of crime and deviance. New York: Palgrave Macmillan, 2012.
HELLER, Dana. Shooting Solanas: radical feminist history and the technology of failure. Disponível em: www.jstor.org/stable/3178456. Acesso em 10 dez. 2012.
HESFORD, Victoria; Diedrich, Lisa. Feminist time against nation time: gender, politics, and the nation-state in an age of permanent war. Lanham, MD: Lexington, 2008.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. O breve século 20, 1914-1991. Trad. Marcos Santarrita. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
MENDES JÚNIOR, Luiz Alberto. Memórias de um sobrevivente. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MIRANDA, Ana. Arte e crime em rota de convergência. Folha de S.Paulo, Mais!, 17 mar. 2002, p. 3.
SMITH, Winston. Art crime. San Francisco: Last Gasp, 1999.
TANNER, Laura E. Holding on to 9/11: the shifting grounds of materiality. PMLA, v. 127, n. 1, Jan. 2012, p. 58-76. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Valerie_Solanas. Acesso em: 10 dez. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Solange Ribeiro Oliveira (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).