Crime e arte: da crucifixão de Cristo ao ataque contra o World Trade Center

Autores

  • Solange Ribeiro Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.1.85-95

Palavras-chave:

crime e arte, crime e ideologia, crime como performance

Resumo

O trabalho focaliza a criminalidade como temática recorrente da arte ocidental, de seus primórdios até a pós-modernidade. Começando pela Ilíada, ou, na iconografia cristã, pelas incontáveis representações da execução de Cristo, as criações artísticas, na literatura como nas outras artes, repetidamente focalizam ações violentas e criminosas, com frequentes referências bíblicas, mitológicas ou históricas. O texto detém-se nas motivações ideológicas subjacentes a esses produtos culturais, bem como na “banalidade do mal”, ilustrada por algumas ações rotuladas de arte na pós-modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. Eichmann in Jerusalem: a report on the banality of evil. New York: Penguin, 2006, Kindle edition.

ADORNO, Theodor. Educação após Auschwitz. Palavras e sinais: modelos críticos. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, Theodor. O que significa elaborar o passado. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

BIRCH, Helen. Moving targets: women, murder, and representation. Berkeley: University of California Press, 1994.

CHARNEY, Noah. Art and crime: exploring the dark side of the art world. Westport: Praeger, 2009.

DANTO, Arthur. The abuse of beauty: aesthetics and the concept of art. Peru: Open Court, 2003.

FABRINI, Ricardo Nascimento. A arte depois das vanguardas. Campinas: Ed. Unicamp, 2002.

GALARD, Jean. La beauté à outrance, reflexions sur l’abus esthétique. Arles, Bouches- du-Rhône: Actes Sud, 2004.

GREGORIOU, Christiana. Constructing crime: discourse and cultural representations of crime and deviance. New York: Palgrave Macmillan, 2012.

HELLER, Dana. Shooting Solanas: radical feminist history and the technology of failure. Disponível em: www.jstor.org/stable/3178456. Acesso em 10 dez. 2012.

HESFORD, Victoria; Diedrich, Lisa. Feminist time against nation time: gender, politics, and the nation-state in an age of permanent war. Lanham, MD: Lexington, 2008.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. O breve século 20, 1914-1991. Trad. Marcos Santarrita. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

MENDES JÚNIOR, Luiz Alberto. Memórias de um sobrevivente. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MIRANDA, Ana. Arte e crime em rota de convergência. Folha de S.Paulo, Mais!, 17 mar. 2002, p. 3.

SMITH, Winston. Art crime. San Francisco: Last Gasp, 1999.

TANNER, Laura E. Holding on to 9/11: the shifting grounds of materiality. PMLA, v. 127, n. 1, Jan. 2012, p. 58-76. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Valerie_Solanas. Acesso em: 10 dez. 2012.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

Oliveira, S. R. (2013). Crime e arte: da crucifixão de Cristo ao ataque contra o World Trade Center. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 23(1), 85–95. https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.1.85-95

Edição

Seção

Dossiê - Crimes, Delitos e Transgressões - De Crimes e Delitos