Estética de encenação intermidiática em Sonho de uma noite de verão, de Patrícia Fagundes
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.141-156Palavras-chave:
Intermidialidade, combinação de mídias, referências intermidiáticasResumo
Em Sonho de uma noite de verão (1594-1595), Shakespeare introduz elementos emprestados das mascaradas da corte, principalmente música e dança. Após uma breve exploração de argumentos críticos que apontam a peça de Shakespeare como modelo de versões musicais produzidas durante e depois da Restauração, este ensaio investiga as negociações e mudanças de sentido da adaptação brasileira homônima (2006), montada pela Cia. Rústica, com direção de Patrícia Fagundes. Os processos intermidiáticos, articulados na transposição do texto para a cena, serão analisadas à luz de perspectivas teóricas contemporâneas.
Downloads
Referências
BAKER, Mona; SALDANHA, Gabriela (Ed.). Routledge Encyclopedia of Translation Studies. London; New York: Routledge, 2008.
BARBER, Cesar Lombardi. Shakespeare’s Festive Comedy: A Study of Dramatic Form and its Relation to Social Custom. Princeton: Princeton University Press, 1972.
BROOKS, Harold Fletcher. Introduction: Lyricism, Music and Dance. In: SHAKESPEARE, William. A Midsummer Night’s Dream. Edited by Harold Fletcher Brooks. London: Thomson Learning, 2003. p. cxx-cxxv. (The Arden Shakespeare).
FAGUNDES, Patrícia. Sonho de uma noite de verão. Performance text. New translation and adaptation of Shakespeare’s A Midsummer Night’s Dream. [s.l.]: [s.n.], 2005. p. 1-33. Digital version.
GAUDREAULT, André; MARION, Phillipe. Transécriture and Narrative Mediatics: The Stakes of Intermediality. In: STAM, Robert; RAENGO, Alessandra (Ed.). A Companion to Literature and Film. Oxford: Blackwell, 2008. p. 58-70.
HALIO, Jay L. Shakespeare in Performance: A Midsummer Night’s Dream. Manchester; New York: Manchester University Press, 2003.
HANSEN, Adam. Shakespeare and Popular Music. London; New York: Continuum, 2010.
KOTT, Jan. Titania and the Ass’s Head. In: KOTT, Jan. Shakespeare, Our Contemporary. Translated by Boleslaw Taborski. London: Routledge, 1994. p. 171-190.
LINDLEY, David. Shakespeare and Music. London: Thomson Learning, 2006.
OSBORNE, Laurie. Mixing Media and Animating Shakespeare Tales. In: BURT, Richard; BOOSE, Lynda E. (Ed.). Shakespeare – The Movie II: Popularizing the Plays on Film, TV, Video, and DVD. London; New York: Routledge, 2003. p. 140-153.
RAJEWSKY, Irina O. Border Talks: The Problematic Status of Media Borders in the Current Debate on Intermediality. In: ELLESTRÖM, Lars (Ed.). Media Borders, Multimodality and Intermediality. New York: Palgrave Macmillan, 2010. p. 51-68.
RAJEWSKY, Irina O. Intermediality, Intertextuality and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality. Intermédialités, n. 6, p. 43-64, Autumn 2005.
SANDERS, Julie. Shakespeare and Music: Afterlives and Borrowings. Cambridge: Polity Press, 2007.
SHAKESPEARE, William. A Midsummer Night’s Dream. Edited by Harold Fletcher Brooks. London: Thomson Learning, 2003. (The Arden Shakespeare).
SHAKESPEARE, William. Hamlet. Edited by Ann Thompson and Neil Taylor. London: Thomson Learning, 2006. (The Arden Shakespeare).
SHAKESPEARE, William. The Tempest. Edited by Virginia Mason Vaughan and Alden T. Vaughan. London: Thomson Learning, 2011. (The Arden Shakespeare).
SONHO de uma noite de verão. DVD Recording of Cia. Rústica’s production of Shakespeare’s A Midsummer Night’s Dream. Translated, adapted and directed by Patrícia Fagundes. [s.l.]: [s.n.], 2006.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Anna Stegh Camati (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).