História da literatura e consciência historiográfica: um diálogo entre a escrita e a recepção

Autores

  • Ítalo Nunes Ogliari Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.1.243-252

Palavras-chave:

História da Literatura e recepção, historiografia literária, consciência historiográfica

Resumo

A História da literatura, assim como todo e qualquer registro historiográfico, a partir de vertentes que puseram em xeque o discurso histórico, encontra-se, hoje, problematizada. Revelou-se nada menos do que a necessidade de fala daqueles foram deixados à margem do eixo hegemônico e que sofrem até nossos tempos uma insuficiência representacional, mantendo essas vozes literárias em um estado de subalternidade: um não lugar nas narrativas oficiais. Por isso, diferente da historiografia tradicional, incumbida de selecionar obras e autores considerados dignos e representantes das letras de uma nação, a história literária contemporânea busca um caráter plurivocal, nos obrigando a uma reconsideração daquilo que temos como cânone. No entanto, cabe-nos perguntar, se é possível hoje, mesmo consciente de todas as armadilhas deste discurso historiográfico, não se criar, na tentativa de se “preencher” as lacunas de uma história literária posta como verdade, outro discurso semelhante. Ou melhor: como abordar um sistema literário e não repetir a forma tradicional, que consiste na seleção arbitrária de determinados autores e exclusão de outros, criando, assim, novos cânones e deixando os demais, novamente, à margem? Será que todo o problema da historiografia literária está, necessariamente, nela, ou seria seu receptor também culpado por determinadas questões, que estariam ligadas a uma não percepção de uma visível consciência historiográfica, que sempre apontou, nos mais célebres registros, a impossibilidade de uma abordagem totalitária e perfeita?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo Nunes Ogliari, Universidade Luterana do Brasil

Ítalo Ogliari nasceu em Porto Alegre, em 1977. É Doutor em Teoria da Literatura pela PUCRS e professor do Curso de Letras da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Referências

ARAÚJO, Valdei Lopes de. Cairu e a emergência da consciência historiográfica no Brasil (1808-1830). In: NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereir, et. al. (Org.). Estudos da Historiografia Brasileira. Rio de Janeiro: FGV; FAPERJ, 2011.

BARROS, José D’Assunção. Paul Ricoeur e a narrativa histórica. In: História, imagem e narrativa, Rio de Janeiro, n.12, p. 1-26, abr. 2011.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1998.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2005.

MEDEIROS, Paulo de. Sombras: memória cultural, história literária e identidade nacional. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA, V., 2003 Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2003. (CD – mídia digital).

OLINTO, Heidrun Krieger. Voracidade e velocidade: historiografia literária sobre o signo da contingência. In: MOREIRA, Maria Eunice (Org.). Histórias da Literatura: teorias temas e autores. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003.

RICOEUR, Paul. Do texto à ação: ensaios de hermenêutica II. Porto: Rés-Editora, 1989.

VERISSIMO, Erico. Breve história da Literatura brasileira. São Paulo: Globo, 1996.

VIEIRA, Nelson H. Hibridismo e alteridade: estratégias para repensar a história literária. In: MOREIRA, Maria Eunice (Org.). Histórias da Literatura: teorias temas e autores. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-11-12

Como Citar

Ogliari, Ítalo N. (2015). História da literatura e consciência historiográfica: um diálogo entre a escrita e a recepção. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 25(1), 243–252. https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.1.243-252