O teatro de Griselda Gambaro: novas leituras sobre antigos enfrentamentos

Autores

  • Laureny Aparecida Lourenço da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.67-85

Palavras-chave:

Griselda Gambaro, Grotesco desarticulador, Teatro latino-americano

Resumo

Na peça Del sol naciente (1984), de Griselda Gambaro, a personagem Suki desarticula o discurso do dominador através de suas atitudes, tanto nos diálogos quanto nas rubricas da peça. Ela toma para si a fala da reflexão e faz com que o poder instituído, no caso o guerreiro Obán, saia – literalmente – de cena antes do final da peça. O poder opressor cai. Suki se desfaz de seus simulacros de gueixa – estereótipo esperado da mulher oriental – e se veste de Suki, somente dela mesma, sem nenhum atributo socialmente imposto. Ela junta-se aos semi-seres, os “semi” no sentido de meio, de pouco, de quase nada, que a sociedade criou (e continua criando) e, junto a eles, encontra seu verdadeiro corpo, seu verdadeiro lugar. Chamo a este desmantelamento de Suki de grotesco desarticulador pelo fato de a personagem conseguir desarticular, de forma sábia e serena, todos os elementos socialmente opressores. Através de suas falas irônicas e questionadoras, ela desafia e enfrenta o poder instituído, desarticulando o discurso dominador.

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Biografia do Autor

Laureny Aparecida Lourenço da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Sou professora efetiva na UFAL e, no momento, estou em colaboração técnica na Fale da UFMG. Departamento de Língua Espanhola.

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Publicado

2016-07-01

Como Citar

Silva, L. A. L. da. (2016). O teatro de Griselda Gambaro: novas leituras sobre antigos enfrentamentos. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 26(1), 67–85. https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.67-85

Edição

Seção

Dossiê - Teatro e Política na América Latina