O teatro de Griselda Gambaro: novas leituras sobre antigos enfrentamentos
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.67-85Mots-clés :
Griselda Gambaro, Grotesco desarticulador, Teatro latino-americanoRésumé
Na peça Del sol naciente (1984), de Griselda Gambaro, a personagem Suki desarticula o discurso do dominador através de suas atitudes, tanto nos diálogos quanto nas rubricas da peça. Ela toma para si a fala da reflexão e faz com que o poder instituído, no caso o guerreiro Obán, saia – literalmente – de cena antes do final da peça. O poder opressor cai. Suki se desfaz de seus simulacros de gueixa – estereótipo esperado da mulher oriental – e se veste de Suki, somente dela mesma, sem nenhum atributo socialmente imposto. Ela junta-se aos semi-seres, os “semi” no sentido de meio, de pouco, de quase nada, que a sociedade criou (e continua criando) e, junto a eles, encontra seu verdadeiro corpo, seu verdadeiro lugar. Chamo a este desmantelamento de Suki de grotesco desarticulador pelo fato de a personagem conseguir desarticular, de forma sábia e serena, todos os elementos socialmente opressores. Através de suas falas irônicas e questionadoras, ela desafia e enfrenta o poder instituído, desarticulando o discurso dominador.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução Yara Frateschi Vieira. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
BRANDÃO, Izabel. A Vênus Negra: poder e resistência na representação do corpo grotesco feminino em duas autoras contemporâneas. In: CONGRESSO DA ABRAPUI, III, 2012. Atas... Florianópolis: UFSC, 2012.
CASTELLVÍ de MOOR, Magda. El drama pronominal entre “Yo-Tú/ Vos-Usted” en el discurso de Del sol naciente de Griselda Gambaro. In: PELLETTIERE, Osvaldo (Org.). Reflexiones sobre el teatro latinoamericano del siglo veinte. Buenos Aires: Galerna, 1989. p. 111-122.
DE TORO, Fernando. Griselda Gambaro o la desarticulación semiótica del lenguaje. In: MAZZIOTTI, Nora (Org.). Poder, deseo y marginalización. Aproximaciones a la obra de Griselda Gambaro. Buenos Aires: Puntosur, 1989. p. 41-53.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade III: o cuidado de si. Tradução Maria Thereza da Costa Albuquerque e revisão José Augusto Guilhon Albuquerque. 8. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2005.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução Maria Thereza da Costa Albuquerque e revisão José Augusto Guilhon Albuquerque. 13. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999a.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Tradução Maria Thereza da Costa Albuquerque e revisão de José Augusto Guilhon Albuquerque. 8. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e revisão de José Augusto Guilhon Albuquerque 20. ed. Petrópolis: Vozes, 1999b.
GAMBARO. Do sol nascente. Tradução de Prosolina Alves Marra. In: RAVETTI, Graciela; ROJO, Sara. Antologia bilingue de dramaturgia de mulheres latino-americanas. Belo Horizonte: Armazém das Ideias, 1996.
HUTCHEON, Linda. Teoria e política da ironia. Tradução de Julio Jeha. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
KRISTEVA, Julia. Poderes de la perversión. 5. ed. Buenos Aires: Siglo XXI, 2004.
MONTERO, Rosa. A louca da casa. Tradução Paulina Wacht e Ari Roitman. 2. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
OLCOZ, Nieves Martínez de. Cuerpo y resistencia en el reciente teatro de Griselda Gambaro. Revista Latin American Theatre Review. Kansas, v. 28, n. 2, p.7-18, Spring 1995.
PELLETTIERI, Osvaldo. Una historia interrumpida. Buenos Aires: Galerna, 1997.
RAVETTI, Graciela; ROJO, Sara. Comentário: Do sol nascente”. In: RAVETTI, Graciela; ROJO, Sara. Antologia bilingue de dramaturgia de mulheres latino-americanas. Belo Horizonte: Armazém das Ideias, 1996.
RUSSO, Mary. O grotesco feminino: risco, excesso e modernidade. Tradução Talita M. Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
TARANTUVIEZ, Susana. La escena del poder: el teatro de Griselda Gambaro. Buenos Aires: Corregidor, 2007.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Laureny Aparecida Lourenço da Silva (Autor) 2016

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).