Razões práticas da teatralidade expandida de Ileana Diéguez Caballero e dois dispositivos cênicos do dramaturgo/ativista João Dias Turchi

Autores

  • Jorge Alves Santana Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.107-128

Palavras-chave:

Ileana Diéguez Caballero, João Dias Turchi, teatralidade expandida, segmentaridade socioestética

Resumo

Abrimos neste estudo um diálogo entre aspectos das reflexões e práticas da teatralidade expandida, em sua dimensão de liminalidad (liminaridade), desenvolvida por Ileana Diéguez Caballero, e as ações socioestéticas articuladas pelo dramaturgo João Dias Turchi e seu grupo de produção em Máquina de escrever reticências e, sobretudo, Planta (concepção, direção e textos em coautoria com Gustavo Colombini). Essa primeira ação teatral foi produzida pelo SESI-British Council, em 2012, e a segunda, pela X Bienal de Arquitetura de São Paulo, através do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, em 2013. Tal quadro teórico-analítico e de ações cênicas insere-se no panorama maior de práticas em curso, de caráter sociopolítico, e preponderantemente coletivo, na América Latina. No contexto específico brasileiro, tais experimentos e ativismos contemporâneos são observados na cidade de São Paulo, um dos representativos e expoentes microcosmos produtores e difusores de tendências culturais para o Brasil e também para os demais países latino-americanos.

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Biografia do Autor

Jorge Alves Santana, Universidade Federal de Goiás

Prof. Dr. Associado III da Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2016-07-01

Como Citar

Santana, J. A. (2016). Razões práticas da teatralidade expandida de Ileana Diéguez Caballero e dois dispositivos cênicos do dramaturgo/ativista João Dias Turchi. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 26(1), 107–128. https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.107-128

Edição

Seção

Dossiê - Teatro e Política na América Latina