Razões práticas da teatralidade expandida de Ileana Diéguez Caballero e dois dispositivos cênicos do dramaturgo/ativista João Dias Turchi

Auteurs

  • Jorge Alves Santana Universidade Federal de Goiás Auteur

DOI :

https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.107-128

Mots-clés :

Ileana Diéguez Caballero, João Dias Turchi, teatralidade expandida, segmentaridade socioestética

Résumé

Abrimos neste estudo um diálogo entre aspectos das reflexões e práticas da teatralidade expandida, em sua dimensão de liminalidad (liminaridade), desenvolvida por Ileana Diéguez Caballero, e as ações socioestéticas articuladas pelo dramaturgo João Dias Turchi e seu grupo de produção em Máquina de escrever reticências e, sobretudo, Planta (concepção, direção e textos em coautoria com Gustavo Colombini). Essa primeira ação teatral foi produzida pelo SESI-British Council, em 2012, e a segunda, pela X Bienal de Arquitetura de São Paulo, através do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, em 2013. Tal quadro teórico-analítico e de ações cênicas insere-se no panorama maior de práticas em curso, de caráter sociopolítico, e preponderantemente coletivo, na América Latina. No contexto específico brasileiro, tais experimentos e ativismos contemporâneos são observados na cidade de São Paulo, um dos representativos e expoentes microcosmos produtores e difusores de tendências culturais para o Brasil e também para os demais países latino-americanos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Jorge Alves Santana, Universidade Federal de Goiás

    Prof. Dr. Associado III da Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás.

Références

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Tradução de Maria Lúcia Pereira. Campinas: Papirus, 2012.

AUGÉ, Marc. Por uma antropologia da mobilidade. Tradução de Bruno César Cavalcanti e Rachel Rocha de Almeida Barros. Maceió: EDUFAL/UNESP, 2010.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2006.

CORNAGO, Óscar. La teatralidad como paradigma de la modernidad: una perspectiva de análisis comparado de los sistemas estéticos en el siglo XX. Hispanic Research Journal, CSIC-Madri, v. 6, n. 2, p. 155-170, jun. 2005.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto et al. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996. v. 3.

DIÉGUEZ CABALLERO, Ileana. Desmontagem cênica. Rascunhos – Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas. Universidade de Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 5-12, jan.-jun. 2014.

DIÉGUEZ CABALLERO, Ileana. Escenarios y teatralidades liminales. Prácticas artísticas y socioestéticas. Disponível em: https://inquietando.wordpress.com/textos-2/escenarios-y-teatralidades-liminales-practicas-artisticas-y-socioesteticas. Acesso em: 5 jan. 2016.

DIÉGUEZ CABALLERO, Ileana. Un teatro sin teatro: la teatralidad como campo expandido. Revista Sala Preta, PPGAC, Universidade de São de Paulo, v. 14, n. 1, p. 125-129, 2014.

DRA. ILEANA Diéguez Caballero. Disponível em: http://dcsh.cua.uam.mx/profesores/dra-ileana-dieguez-caballero/. Acesso em: 5 jan. 2016.

FÉRAL, Josette. Teatro, teoría y práctica: más allá de las fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004.

HARAWAY, Donna. O manifesto ciborgue. In: TADEU, Tomaz (Org. e trad.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL, DEPARTAMENTO DE SÃO PAULO. Edital – chamada aberta. Disponível em: http://www.iabsp.org.br/edital_chamadaaberta_xbienaldearquiteura.pdf. Acesso em: 7 jan. 2016.

MARTINS, Adolfo. A reflexão sobre o espaço público em Planta. 3 dez. 2013. Disponível em: http://www.naosoogato.com.br/cultura/reflexao-sobre-o-espaco-publico-em-planta/. Acesso em: 7 jan. 2016.

TURCHI, João Dias. Máquina de escrever reticências. Núcleo de Dramaturgia SESI – British Council. São Paulo, 2012. v. 2, 36 p. Inédito fornecido pelo autor.

TURCHI, João Dias; COLOMBINI, Gustavo. Planta. Teatro instalação para a X Bienal de Arquitetura de São Paulo, 2013, 3 p. Inédito fornecido pelos autores. No prelo.

Téléchargements

Fichiers supplémentaires

Publiée

2016-07-01

Numéro

Rubrique

Dossiê - Teatro e Política na América Latina

Comment citer

Santana, J. A. (2016). Razões práticas da teatralidade expandida de Ileana Diéguez Caballero e dois dispositivos cênicos do dramaturgo/ativista João Dias Turchi. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 26(1), 107-128. https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.107-128