Razões práticas da teatralidade expandida de Ileana Diéguez Caballero e dois dispositivos cênicos do dramaturgo/ativista João Dias Turchi
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.107-128Mots-clés :
Ileana Diéguez Caballero, João Dias Turchi, teatralidade expandida, segmentaridade socioestéticaRésumé
Abrimos neste estudo um diálogo entre aspectos das reflexões e práticas da teatralidade expandida, em sua dimensão de liminalidad (liminaridade), desenvolvida por Ileana Diéguez Caballero, e as ações socioestéticas articuladas pelo dramaturgo João Dias Turchi e seu grupo de produção em Máquina de escrever reticências e, sobretudo, Planta (concepção, direção e textos em coautoria com Gustavo Colombini). Essa primeira ação teatral foi produzida pelo SESI-British Council, em 2012, e a segunda, pela X Bienal de Arquitetura de São Paulo, através do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, em 2013. Tal quadro teórico-analítico e de ações cênicas insere-se no panorama maior de práticas em curso, de caráter sociopolítico, e preponderantemente coletivo, na América Latina. No contexto específico brasileiro, tais experimentos e ativismos contemporâneos são observados na cidade de São Paulo, um dos representativos e expoentes microcosmos produtores e difusores de tendências culturais para o Brasil e também para os demais países latino-americanos.
Téléchargements
Références
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Tradução de Maria Lúcia Pereira. Campinas: Papirus, 2012.
AUGÉ, Marc. Por uma antropologia da mobilidade. Tradução de Bruno César Cavalcanti e Rachel Rocha de Almeida Barros. Maceió: EDUFAL/UNESP, 2010.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2006.
CORNAGO, Óscar. La teatralidad como paradigma de la modernidad: una perspectiva de análisis comparado de los sistemas estéticos en el siglo XX. Hispanic Research Journal, CSIC-Madri, v. 6, n. 2, p. 155-170, jun. 2005.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto et al. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996. v. 3.
DIÉGUEZ CABALLERO, Ileana. Desmontagem cênica. Rascunhos – Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas. Universidade de Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 5-12, jan.-jun. 2014.
DIÉGUEZ CABALLERO, Ileana. Escenarios y teatralidades liminales. Prácticas artísticas y socioestéticas. Disponível em: https://inquietando.wordpress.com/textos-2/escenarios-y-teatralidades-liminales-practicas-artisticas-y-socioesteticas. Acesso em: 5 jan. 2016.
DIÉGUEZ CABALLERO, Ileana. Un teatro sin teatro: la teatralidad como campo expandido. Revista Sala Preta, PPGAC, Universidade de São de Paulo, v. 14, n. 1, p. 125-129, 2014.
DRA. ILEANA Diéguez Caballero. Disponível em: http://dcsh.cua.uam.mx/profesores/dra-ileana-dieguez-caballero/. Acesso em: 5 jan. 2016.
FÉRAL, Josette. Teatro, teoría y práctica: más allá de las fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004.
HARAWAY, Donna. O manifesto ciborgue. In: TADEU, Tomaz (Org. e trad.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL, DEPARTAMENTO DE SÃO PAULO. Edital – chamada aberta. Disponível em: http://www.iabsp.org.br/edital_chamadaaberta_xbienaldearquiteura.pdf. Acesso em: 7 jan. 2016.
MARTINS, Adolfo. A reflexão sobre o espaço público em Planta. 3 dez. 2013. Disponível em: http://www.naosoogato.com.br/cultura/reflexao-sobre-o-espaco-publico-em-planta/. Acesso em: 7 jan. 2016.
TURCHI, João Dias. Máquina de escrever reticências. Núcleo de Dramaturgia SESI – British Council. São Paulo, 2012. v. 2, 36 p. Inédito fornecido pelo autor.
TURCHI, João Dias; COLOMBINI, Gustavo. Planta. Teatro instalação para a X Bienal de Arquitetura de São Paulo, 2013, 3 p. Inédito fornecido pelos autores. No prelo.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Jorge Alves Santana (Autor) 2016

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).