Chico Buarque das palavras (quase) cantadas em “Funeral de um lavrador”
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.2.31-45Palavras-chave:
Morte e vida severina, Chico Buarque, Funeral de um lavrador, poema musicadoResumo
A proposta do artigo é apresentar algumas considerações sobre o estudo da canção “Funeral de um lavrador”, um dos poemas musicados por Chico Buarque para o espetáculo Morte e vida severina. Destaca-se no procedimento de composição da canção o diálogo estabelecido com o projeto poético de João Cabral de Melo Neto e com a poética cênica.
Referências
BUARQUE, Chico. Comigo música e letra nascem juntas. In: SANT’ANNA, Affonso Romano de Música popular e moderna poesia brasileira. Petrópolis: Vozes, 1977. p. 124-125.
BUARQUE, Chico. O gênio nasce. Entrevista. Disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/texto/mestre.asp?pg=entrevistas/entre_genio.htm. Acesso em: 23 mar. 2016.
CAMPOS, Augusto. Balanço da bossa e outras bossas. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1978.
MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida severina (auto de Natal pernambucano). In: MELO NETO, João Cabral de. Poesias completas: 1940-1965. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1975. p. 201-241.
MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida severina hoje é mais de Chico. In: SANT’ANNA, Affonso Romano de. Música popular e moderna poesia brasileira. Petrópolis: Vozes, 1977. p.123-124.
MORTE e vida severina. Música samba, [s.d.]. Lista de reprodução. Disponível em: http://www.musicasamba.com/chico-buarque/morte-e-vida-severina/. Acesso em: 23 mar. 2016.
PIGNATARI, Décio. Comunicação poética. São Paulo: Cortez & Moraes, 1977.
POUND, Ezra. A arte da poesia: ensaios escolhidos. Tradução de Heloysa de Lima Dantas e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1976.
SPINA, Segismundo. Na madrugada das formas poéticas. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Iluminuras, 2011.
ZUNTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Elisabete Alfeld (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).