Muito mais do que bonecos: um estudo do filme “Um time show de bola”, de Juan José Campanella, e do conto “Memorias de un wing derecho”, de Roberto Fontanarrosa
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.3.213-229Palavras-chave:
literatura e cinema argentinos, adaptação, jogador e espetáculo, futebol e sociedadeResumo
O objetivo deste artigo é analisar determinadas escolhas do diretor Juan José Campanella, em seu processo de transposição do conto “Memorias de un wing derecho” (1985), de Roberto Fontanarrosa, para o filme Um time show de bola (Metegol, Argentina/Espanha/EUA/Reino Unido, 2013). Nesse intuito, emprega-se a teoria relativa ao processo de adaptação, como o trabalho de Jeanne-Marie Clerc e Monique Carcaud-Maccaire, além de dados extraídos de periódicos atuais e de estudos acerca dos efeitos do futebol sobre a sociedade. Esta pesquisa pretende também refletir sobre a transformação do jogador em “garoto-propaganda” e sobre as diferentes relações estabelecidas entre o futebol, o cinema e o sistema de estrelato – ou star system.
Downloads
Referências
ADAMATTI, Margarida Maria. A crítica cinematográfica e o star system nas revistas de fãs: A Cena Muda e Cinelândia. 2008. 327 f. Dissertação (Mestrado em Estudos dos Meios da Produção Midiática) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
BARTHES, Roland. Novos ensaios críticos (seguidos de O grau zero da escritura). Tradução de Heloysa de Lima Dantas, Anne Arnichand e Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora Cultrix, 1974.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
CAFERRA, Roberto. Parecido razonable: ¿película se inspiró en Poy para un personaje? Ojo de Prensa, 1 jul. 2013, 16h38min. Disponível em: http://ojodeprensa.com.ar/parecido-razonable-pelicula-se-inspiro-en-poy-para-un-personaje/. Acesso em: 13 ago. 2016.
CLERC, Jeanne-Marie; CARCAUD-MACAIRE, Monique. L’adaptation cinématographique et littéraire. Paris: Klinchsieck, 2004.
DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. Literatura e cinema: tradução, hipertextualidade, reciclagem. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
EL SECRETO de sus ojos. Direção: Juan José Campanella. Buenos Aires: Imovision, 2009. 1 DVD (120 min.).
FONTANARROSA, Roberto. Mi historia con Rosario Central, c1985. Disponível em: http://www.arribacentral.com.ar/index.php?go=a&id=73/. Acesso em: 23 mar. 2017.
FONTANARROSA, Roberto. Todos sus cuentos de fútbol. 8. ed. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 2005.
MÜLLER, Iuri. Voltar ao santo Gasómetro. Impendimento, 27 abr. 2011, 11h00min. Disponível em: https://impedimento.wordpress.com/2011/04/27/voltar-ao-santo-gasometro/. Acesso em: 18 ago. 2016.
RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (Org.). Intermidialidade e estudos interartes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. v. 1, p. 15-45.
SANTOS, Luís Fernando Amâncio. Ação, logo, cinema: o engajamento político do movimento de Cinema Novo a partir de sua produção escrita e do filme Garrincha, alegria do povo (1963). 2012. 173 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
SIMÕES, Irlan. “Ódio eterno ao futebol moderno”? Outras Palavras, 6 abr. 2016. Disponível em: http://outraspalavras.net/posts/odio-eterno-ao-futebol-moderno/. Acesso em: 19 ago. 2016.
SIMON, Luís Augusto. Filme “Ronaldo” mostra uma estrela solitária e decepciona com poucos gols. UOL Esporte, São Paulo, 13 nov. 2015, 13h21min. Futebol. Disponível em: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/11/13/filme-ronaldo-mostra-uma-estrela-solitaria-e-decepciona-com-poucos-gols.htm. Acesso em: 19 ago. 2016
WISNIK, José Miguel. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Maria Angélica Amâncio Santos, Luis Fernando Amâncio Santos (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).