Como escrever mal: o caso César Aira
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.1.381-396Palavras-chave:
César Aira, má literatura, ficção contemporâneaResumo
Neste artigo procuro discutir a literatura de César Aira, sobretudo as novelas publicadas no início dos anos 1990, a partir da noção de “má literatura”, que é central para entender a obra do autor e possui implicações variadas na história da literatura argentina. Tendo como ponto de partida (e também de chegada) as Nouvelles impressions du Petit Maroc, pequeno livro de Aira recentemente publicado no Brasil, releio tantos os seus ensaios quanto algumas de suas novelas – não perdendo de vista que muitas vezes os dois gêneros se confundem – para depreender daí uma transformação decisiva sofrida pela ficção do autor, que implica, como se verá, na invenção de um novo procedimento de escrita.
Downloads
Referências
AIRA, César. El congresso de literatura. Mérida: Universidad de los Andes, 1997.
AIRA, César. Embalse. Buenos Aires: Emecé, 1992.
AIRA, César. La guerra de los gimnasios. Buenos Aires: Emecé, 1993.
AIRA, César. La liebre. Buenos Aires: Emecé, 1991.
AIRA, César. La luz argentina. Buenos Aires: Cedarl, 1983.
AIRA, César. Las curas milagrosas del Dr. Aira. Buenos Aires: Simurg, 1998.
AIRA, César. Nouvelles impressions du Petit Maroc. Trad. Joca Wolff. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2011.
ARLT, Roberto. Obra completa. Tomo I. Buenos Aires: Carlos Lohlé, 1981.
AZEVEDO, Luciane. Aira como autor de si-próprio? Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 38, p. 121-132, jul./dez. 2011.
CONTRERAS, Sandra. Las vueltas de César Aira. Rosario: Beatriz Viterbo, 2002.
DECOCK, Pablo. El simulacro de la desidentidad: las figuras autorales en el espacio autoficcional de Aira e Vila-Malas. Pasavento – Revista de Estudios Hispánicos, Trinidad, v. III, n. 1, p. 15-28, 2015.
GARCÍA, Mariano. Degeneraciones textuales: los géneros en la obra de César Aira. Rosario: Beatriz Viterbo, 2006.
GOMBROWICZ, Witold. Diario argentino. Buenos Aires: Sudamericana, 1968.
LAMBORGHINI, Osvaldo. Novelas y cuentos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1988.
MARQUARDT, Eduard. A ética do abandono: César Aira e a nova escritura. 2008. 340 f. Tese (Doutorado em literatura) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
NORONHA, Jovita Maria Gerheim (Org.). Ensaios sobre autoficção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
PREMAT, Julio. Aira: o idiota da família. Sopro, n. 64, jan. 2012. Disponível em: http://www.culturaebarbarie.org/sopro/outros/premat.html. Acesso em: out. 2015.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Victor da Rosa (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).