Como escrever mal: o caso César Aira
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.1.381-396Mots-clés :
César Aira, má literatura, ficção contemporâneaRésumé
Neste artigo procuro discutir a literatura de César Aira, sobretudo as novelas publicadas no início dos anos 1990, a partir da noção de “má literatura”, que é central para entender a obra do autor e possui implicações variadas na história da literatura argentina. Tendo como ponto de partida (e também de chegada) as Nouvelles impressions du Petit Maroc, pequeno livro de Aira recentemente publicado no Brasil, releio tantos os seus ensaios quanto algumas de suas novelas – não perdendo de vista que muitas vezes os dois gêneros se confundem – para depreender daí uma transformação decisiva sofrida pela ficção do autor, que implica, como se verá, na invenção de um novo procedimento de escrita.
Téléchargements
Références
AIRA, César. El congresso de literatura. Mérida: Universidad de los Andes, 1997.
AIRA, César. Embalse. Buenos Aires: Emecé, 1992.
AIRA, César. La guerra de los gimnasios. Buenos Aires: Emecé, 1993.
AIRA, César. La liebre. Buenos Aires: Emecé, 1991.
AIRA, César. La luz argentina. Buenos Aires: Cedarl, 1983.
AIRA, César. Las curas milagrosas del Dr. Aira. Buenos Aires: Simurg, 1998.
AIRA, César. Nouvelles impressions du Petit Maroc. Trad. Joca Wolff. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2011.
ARLT, Roberto. Obra completa. Tomo I. Buenos Aires: Carlos Lohlé, 1981.
AZEVEDO, Luciane. Aira como autor de si-próprio? Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 38, p. 121-132, jul./dez. 2011.
CONTRERAS, Sandra. Las vueltas de César Aira. Rosario: Beatriz Viterbo, 2002.
DECOCK, Pablo. El simulacro de la desidentidad: las figuras autorales en el espacio autoficcional de Aira e Vila-Malas. Pasavento – Revista de Estudios Hispánicos, Trinidad, v. III, n. 1, p. 15-28, 2015.
GARCÍA, Mariano. Degeneraciones textuales: los géneros en la obra de César Aira. Rosario: Beatriz Viterbo, 2006.
GOMBROWICZ, Witold. Diario argentino. Buenos Aires: Sudamericana, 1968.
LAMBORGHINI, Osvaldo. Novelas y cuentos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1988.
MARQUARDT, Eduard. A ética do abandono: César Aira e a nova escritura. 2008. 340 f. Tese (Doutorado em literatura) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
NORONHA, Jovita Maria Gerheim (Org.). Ensaios sobre autoficção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
PREMAT, Julio. Aira: o idiota da família. Sopro, n. 64, jan. 2012. Disponível em: http://www.culturaebarbarie.org/sopro/outros/premat.html. Acesso em: out. 2015.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Victor da Rosa (Autor) 2017
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).