Qualidades para uma poesia sem qualidades
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.129-146Palavras-chave:
Christophe Hanna, Jean-Marie-Gleize, Manuel de Freitas, poesia sem qualidadesResumo
O presente artigo pretende refletir como certa poesia contemporânea articula questões acerca desse gênero. Afinal, o que seria poesia? Quando um texto é poesia? E como pensar e criar a partir de uma concepção de poesia sem qualidades predefinidas? É a partir de uma abertura a novas possibilidades que os franceses Jean-Marie Gleize e Christophe Hanna, ligados ao grupo Questions Théoriques, e o português Manuel de Freitas empreendem leituras críticas da poesia no contemporâneo pelo viés do “sem qualidades”. Nesse sentido, esse trabalho pretende entender não apenas aquilo que os aproxima, mas também o que os diferencia.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 114-119.
COMETTI, Jean-Pierre. L’Art sans qualité. Tours: Farrago, 1999.
DEGUY, Michel. Film à venir. In: GORRILLOT, Bénédicte; LESCART, Alain (Org.). L’Illisibilité en questions. Villeneuve d’Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2014.
FREITAS, Manuel. Beau séjour. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.
FREITAS, Manuel. Game over. Lisboa: & etc., 2002.
FREITAS, Manuel. O tempo dos puetas. In: FREITAS, Manuel (Org.). Poetas sem qualidades. Lisboa: Averno, 2002. p. 5-8.
FREITAS, Manuel. Pedacinhos de ossos. Lisboa: Averno, 2012.
FREITAS, Manuel. Todos contentes e eu também. Porto: Campo das Letras, 2000.
GLEIZE, Jean-Marie et al. Opacité critique. In: GLEIZE, Jean-Marie et al. Toi aussi, tu as des armes: poésie & politique. Paris: La Fabrique Éditions, 2011. p. 27-44.
GLEIZE, Jean-Marie. Depressa! Tradução de Masé Lemos. Lado 7, Rio de Janeiro, n. 4, p. 9-21, out. 2012.
GLEIZE, Jean-Marie. Film à venir, conversions. Paris: Seuil, 2007.
GLEIZE, Jean-Marie. La Post-poésie: un travail d’investigation-élucidation. Revista Matraga, Rio de Janeiro, v. 17, n. 27, p. 121-133, jul./dez. 2010.
GLEIZE, Jean-Marie. Les Chiens s’approchent, et s’éloignent. Alea, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 165-175, 2007.
GLEIZE, Jean-Marie. Néon, actes et légendes. Paris: Seuil, 2004.
GLEIZE, Jean-Marie. Poesia poor, respostas. Tradução de Alexandre Rosa. Alea, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 438-448, 2013.
HANNA, Christophe. Assez vu! In: GLEIZE, Jean-Marie. Sorties. Paris: Questions Théoriques, 2009. p. 7-17.
HANNA, Christophe. Petits poëmes en prose. Marseille: Al Dante/Niok, 1998.
HANNA, Christophe. Poésie action directe. Paris: Al Dante/Éditions Léo Scheer, 2002.
HANNA, Christophe. Préface. In: GLEIZE, Jean-Marie. Litteralité: poésie et figuration; e, À noir: Poésie et littéralité. Paris: Questions Théoriques, 2015. p. I-XV.
MARTELO, Rosa. O olhar do alegorista na poesia portuguesa contemporânea. Portuguese Cultural Studies, Utrecht, n. 2, p. 11-22, Winter 2009.
NANCY, Jean-Luc. Fazer, a poesia. Alea, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 414-422, 2013.
QUINTANE, Nathalie. Entretien: D’une génération à l’autre. In: GORRILLOT, Bénédicte et LESCART, Alain (Org.). L’Illisibilité en questions. Villeneuve d’Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2014. p. 195-198.
QUINTYN, Olivier. Valences de l’avant-garde: essai sur l’avant-garde, l’art contemporain et l’institution. Paris: Questions Théoriques, 2015.
SEDLMAYER, Sabrina. Jacuba é gambiarra. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
THOMAS, Jean-Jacques. Avec Gleize: aporie herméneutique illustrée. In: GORRILLOT, Bénédicte; LESCART, Alain (Org.). L’Illisibilité en questions. Villeneuve d’Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2014. p. 159-168.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Masé Lemos (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).