Qualidades para uma poesia sem qualidades
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.129-146Palavras-chave:
Christophe Hanna, Jean-Marie-Gleize, Manuel de Freitas, poesia sem qualidadesResumo
O presente artigo pretende refletir como certa poesia contemporânea articula questões acerca desse gênero. Afinal, o que seria poesia? Quando um texto é poesia? E como pensar e criar a partir de uma concepção de poesia sem qualidades predefinidas? É a partir de uma abertura a novas possibilidades que os franceses Jean-Marie Gleize e Christophe Hanna, ligados ao grupo Questions Théoriques, e o português Manuel de Freitas empreendem leituras críticas da poesia no contemporâneo pelo viés do “sem qualidades”. Nesse sentido, esse trabalho pretende entender não apenas aquilo que os aproxima, mas também o que os diferencia.
Referências
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 114-119.
COMETTI, Jean-Pierre. L’Art sans qualité. Tours: Farrago, 1999.
DEGUY, Michel. Film à venir. In: GORRILLOT, Bénédicte; LESCART, Alain (Org.). L’Illisibilité en questions. Villeneuve d’Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2014.
FREITAS, Manuel. Beau séjour. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.
FREITAS, Manuel. Game over. Lisboa: & etc., 2002.
FREITAS, Manuel. O tempo dos puetas. In: FREITAS, Manuel (Org.). Poetas sem qualidades. Lisboa: Averno, 2002. p. 5-8.
FREITAS, Manuel. Pedacinhos de ossos. Lisboa: Averno, 2012.
FREITAS, Manuel. Todos contentes e eu também. Porto: Campo das Letras, 2000.
GLEIZE, Jean-Marie et al. Opacité critique. In: GLEIZE, Jean-Marie et al. Toi aussi, tu as des armes: poésie & politique. Paris: La Fabrique Éditions, 2011. p. 27-44.
GLEIZE, Jean-Marie. Depressa! Tradução de Masé Lemos. Lado 7, Rio de Janeiro, n. 4, p. 9-21, out. 2012.
GLEIZE, Jean-Marie. Film à venir, conversions. Paris: Seuil, 2007.
GLEIZE, Jean-Marie. La Post-poésie: un travail d’investigation-élucidation. Revista Matraga, Rio de Janeiro, v. 17, n. 27, p. 121-133, jul./dez. 2010.
GLEIZE, Jean-Marie. Les Chiens s’approchent, et s’éloignent. Alea, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 165-175, 2007.
GLEIZE, Jean-Marie. Néon, actes et légendes. Paris: Seuil, 2004.
GLEIZE, Jean-Marie. Poesia poor, respostas. Tradução de Alexandre Rosa. Alea, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 438-448, 2013.
HANNA, Christophe. Assez vu! In: GLEIZE, Jean-Marie. Sorties. Paris: Questions Théoriques, 2009. p. 7-17.
HANNA, Christophe. Petits poëmes en prose. Marseille: Al Dante/Niok, 1998.
HANNA, Christophe. Poésie action directe. Paris: Al Dante/Éditions Léo Scheer, 2002.
HANNA, Christophe. Préface. In: GLEIZE, Jean-Marie. Litteralité: poésie et figuration; e, À noir: Poésie et littéralité. Paris: Questions Théoriques, 2015. p. I-XV.
MARTELO, Rosa. O olhar do alegorista na poesia portuguesa contemporânea. Portuguese Cultural Studies, Utrecht, n. 2, p. 11-22, Winter 2009.
NANCY, Jean-Luc. Fazer, a poesia. Alea, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 414-422, 2013.
QUINTANE, Nathalie. Entretien: D’une génération à l’autre. In: GORRILLOT, Bénédicte et LESCART, Alain (Org.). L’Illisibilité en questions. Villeneuve d’Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2014. p. 195-198.
QUINTYN, Olivier. Valences de l’avant-garde: essai sur l’avant-garde, l’art contemporain et l’institution. Paris: Questions Théoriques, 2015.
SEDLMAYER, Sabrina. Jacuba é gambiarra. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
THOMAS, Jean-Jacques. Avec Gleize: aporie herméneutique illustrée. In: GORRILLOT, Bénédicte; LESCART, Alain (Org.). L’Illisibilité en questions. Villeneuve d’Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2014. p. 159-168.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Masé Lemos (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).