Qualidades para uma poesia sem qualidades
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.129-146Mots-clés :
Christophe Hanna, Jean-Marie-Gleize, Manuel de Freitas, poesia sem qualidadesRésumé
O presente artigo pretende refletir como certa poesia contemporânea articula questões acerca desse gênero. Afinal, o que seria poesia? Quando um texto é poesia? E como pensar e criar a partir de uma concepção de poesia sem qualidades predefinidas? É a partir de uma abertura a novas possibilidades que os franceses Jean-Marie Gleize e Christophe Hanna, ligados ao grupo Questions Théoriques, e o português Manuel de Freitas empreendem leituras críticas da poesia no contemporâneo pelo viés do “sem qualidades”. Nesse sentido, esse trabalho pretende entender não apenas aquilo que os aproxima, mas também o que os diferencia.
Téléchargements
Références
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 114-119.
COMETTI, Jean-Pierre. L’Art sans qualité. Tours: Farrago, 1999.
DEGUY, Michel. Film à venir. In: GORRILLOT, Bénédicte; LESCART, Alain (Org.). L’Illisibilité en questions. Villeneuve d’Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2014.
FREITAS, Manuel. Beau séjour. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.
FREITAS, Manuel. Game over. Lisboa: & etc., 2002.
FREITAS, Manuel. O tempo dos puetas. In: FREITAS, Manuel (Org.). Poetas sem qualidades. Lisboa: Averno, 2002. p. 5-8.
FREITAS, Manuel. Pedacinhos de ossos. Lisboa: Averno, 2012.
FREITAS, Manuel. Todos contentes e eu também. Porto: Campo das Letras, 2000.
GLEIZE, Jean-Marie et al. Opacité critique. In: GLEIZE, Jean-Marie et al. Toi aussi, tu as des armes: poésie & politique. Paris: La Fabrique Éditions, 2011. p. 27-44.
GLEIZE, Jean-Marie. Depressa! Tradução de Masé Lemos. Lado 7, Rio de Janeiro, n. 4, p. 9-21, out. 2012.
GLEIZE, Jean-Marie. Film à venir, conversions. Paris: Seuil, 2007.
GLEIZE, Jean-Marie. La Post-poésie: un travail d’investigation-élucidation. Revista Matraga, Rio de Janeiro, v. 17, n. 27, p. 121-133, jul./dez. 2010.
GLEIZE, Jean-Marie. Les Chiens s’approchent, et s’éloignent. Alea, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 165-175, 2007.
GLEIZE, Jean-Marie. Néon, actes et légendes. Paris: Seuil, 2004.
GLEIZE, Jean-Marie. Poesia poor, respostas. Tradução de Alexandre Rosa. Alea, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 438-448, 2013.
HANNA, Christophe. Assez vu! In: GLEIZE, Jean-Marie. Sorties. Paris: Questions Théoriques, 2009. p. 7-17.
HANNA, Christophe. Petits poëmes en prose. Marseille: Al Dante/Niok, 1998.
HANNA, Christophe. Poésie action directe. Paris: Al Dante/Éditions Léo Scheer, 2002.
HANNA, Christophe. Préface. In: GLEIZE, Jean-Marie. Litteralité: poésie et figuration; e, À noir: Poésie et littéralité. Paris: Questions Théoriques, 2015. p. I-XV.
MARTELO, Rosa. O olhar do alegorista na poesia portuguesa contemporânea. Portuguese Cultural Studies, Utrecht, n. 2, p. 11-22, Winter 2009.
NANCY, Jean-Luc. Fazer, a poesia. Alea, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 414-422, 2013.
QUINTANE, Nathalie. Entretien: D’une génération à l’autre. In: GORRILLOT, Bénédicte et LESCART, Alain (Org.). L’Illisibilité en questions. Villeneuve d’Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2014. p. 195-198.
QUINTYN, Olivier. Valences de l’avant-garde: essai sur l’avant-garde, l’art contemporain et l’institution. Paris: Questions Théoriques, 2015.
SEDLMAYER, Sabrina. Jacuba é gambiarra. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
THOMAS, Jean-Jacques. Avec Gleize: aporie herméneutique illustrée. In: GORRILLOT, Bénédicte; LESCART, Alain (Org.). L’Illisibilité en questions. Villeneuve d’Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2014. p. 159-168.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Masé Lemos (Autor) 2017
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).