Tempo e drama: do presente absoluto à simultaneidade de temporalidades
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.73-89Palavras-chave:
tempo, drama, Anton Tchékhov, As Três IrmãsResumo
Na virada do século XIX para o século XX emergiu um tipo de dramaturgia na qual a experiência temporal dos personagens passava a ser elemento temático decisivo. Do mesmo modo, o próprio tempo se tornava um problema formal, visível e produtivo. Tal processo é patente nas peças de Ibsen, Maeterlinck e Strindberg, que romperam com a tradição neoclássica, então pautada por uma temporalidade discreta, quase invisível, em que o drama e a própria representação cênica se fechavam à experiência de um presente absoluto. Dentro desse impulso de renovação, as peças de Tchékhov – em especial As Três Irmãs – tiveram papel crucial. Como veremos, elas acomodaram na tessitura dramática uma simultaneidade de temporalidades, levaram o realismo ao seu limite e desestabilizaram a própria relação entre o tempo do texto e o tempo da cena.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Organon. Política. Constituição de Atenas. Tradução de Baby Abrão. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
BARRY, J. Dramatic Structure: the shaping of experience. Berkeley: University of California Press, 1970.
BIRKENHAUER, T. O tempo do texto no teatro. Cena, Porto Alegre, n. 11, p. 1-15, 2012.
GLASS, V. Antonio Candido inaugura biblioteca do MST e fala da força da instrução. Carta Maior, São Paulo, 8 ago. 2006. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Movimentos-Sociais/Antonio-Candido-inaugura-biblioteca-do-MST-e-fala-da-forca-da-instrucao/2/11075. Acesso em: 11 fev. 2019.
KATÁEV, V. B. If Only We Could Know: An Interpretation of Chekhov. Chicago: Ivan R. Dee, 2002.
KRACAUER, S. History: The Last Things Before the Last. Oxford: Oxford University Press, 1969.
KUNTZ, H. Belo animal (morte do). In: SARRAZAC, J-P. (org.). Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac & Naify, 2005. p. 41-43.
MAETERLINCK, M. Os Cegos. Tradução de Lara Biasoli Moler, p. 3-11.
PAVIS, P. Dicionário de Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008.
PRIGOGINE, I. The End of Certainty. Nova York: Free Press, 1997.
ROSENFELD, A. O teatro épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.
ROUBINE, J-J. Introdução às Grandes Teorias do Teatro. São Paulo: Jorge Zahar Editor, 2000.
STEWART, W. Time Structure in Drama: Goethe’s Sturm Und Drang Plays. Amsterdam: Editions Rodopi, 1978.
SZONDI, P. Teoria do Drama Burguês. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
SZONDI, P. Teoria do Drama Moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
TCHÉKHOV, A. A Gaivota / Tio Vânia. Tradução de Gabor Aranyi. São Paulo: Veredas, 2003.
TCHÉKHOV, A. A Gaivota. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
TCHÉKHOV, A. Ivánov. Tradução de Arlete Cavaliere e Eduardo Tolentino de Araújo. São Paulo: Edusp, 1998.
TCHÉKHOV, A. Três Irmãs/ O Jardim das Cerejeiras. Tradução de Gabor Aranyi. São Paulo: Veredas, 2006.
TURNER, C. J. G. Time in Chekhov’s Tri Sestry. Canadian Slavonic Papers. Abingdon, v. 28, n. 1, p. 64 -79, mar. 1986.
UBERSFELD, Anne. L’École du Spectateur. Paris: Éditions Sociales, 1981.
UBERSFELD. Para ler o teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Rodrigo Alves do Nascimento, Bruno Barreto Gomide (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).