Tempo e drama: do presente absoluto à simultaneidade de temporalidades

Autores

  • Rodrigo Alves do Nascimento Universidade de São Paulo
  • Bruno Barreto Gomide Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.73-89

Palavras-chave:

tempo, drama, Anton Tchékhov, As Três Irmãs

Resumo

Na virada do século XIX para o século XX emergiu um tipo de dramaturgia na qual a experiência temporal dos personagens passava a ser elemento temático decisivo. Do mesmo modo, o próprio tempo se tornava um problema formal, visível e produtivo. Tal processo é patente nas peças de Ibsen, Maeterlinck e Strindberg, que romperam com a tradição neoclássica, então pautada por uma temporalidade discreta, quase invisível, em que o drama e a própria representação cênica se fechavam à experiência de um presente absoluto. Dentro desse impulso de renovação, as peças de Tchékhov – em especial As Três Irmãs – tiveram papel crucial. Como veremos, elas acomodaram na tessitura dramática uma simultaneidade de temporalidades, levaram o realismo ao seu limite e desestabilizaram a própria relação entre o tempo do texto e o tempo da cena.

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Biografia do Autor

Rodrigo Alves do Nascimento, Universidade de São Paulo

Doutorando do Programa de Letras Estrangeiras e Tradução da Universidade de São Paulo. É autor de "Tchékhov e os palcos brasileiros", publicado pela Editora Perspectiva (2018). Atualmente conduz uma pesquisa sobre o problema do tempo na dramaturgia de Anton Tchékhov, com bolsa FAPESP.

Bruno Barreto Gomide, Universidade de São Paulo

Professor Livre-docente de Literatura e Cultura Russa na USP. Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, com estágio de doutorado CAPES em Berkeley. Pesquisador visitante no Instituto Górki de Literatura Mundial (Moscou), na Universidade de Glasgow, no Púchkinskii dom (S. Petersburgo), em Harvard, no Institute of Slavic, East European and Eurasian Studies da UC Berkeley, IAI (Berlim) e na Universidade de Londres. É autor de "Da estepe à caatinga: o romance russo no Brasil (1887-1936)", publicado pela EDUSP.

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Publicado

2019-03-29

Como Citar

Nascimento, R. A. do, & Gomide, B. B. (2019). Tempo e drama: do presente absoluto à simultaneidade de temporalidades. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 29(1), 73–89. https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.73-89

Edição

Seção

Dossiê – Da Palavra à Cena – Itinerários do Teatro no Ocidente