Tempo e drama: do presente absoluto à simultaneidade de temporalidades
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.73-89Mots-clés :
tempo, drama, Anton Tchékhov, As Três IrmãsRésumé
Na virada do século XIX para o século XX emergiu um tipo de dramaturgia na qual a experiência temporal dos personagens passava a ser elemento temático decisivo. Do mesmo modo, o próprio tempo se tornava um problema formal, visível e produtivo. Tal processo é patente nas peças de Ibsen, Maeterlinck e Strindberg, que romperam com a tradição neoclássica, então pautada por uma temporalidade discreta, quase invisível, em que o drama e a própria representação cênica se fechavam à experiência de um presente absoluto. Dentro desse impulso de renovação, as peças de Tchékhov – em especial As Três Irmãs – tiveram papel crucial. Como veremos, elas acomodaram na tessitura dramática uma simultaneidade de temporalidades, levaram o realismo ao seu limite e desestabilizaram a própria relação entre o tempo do texto e o tempo da cena.
Téléchargements
Références
ARISTÓTELES. Poética. Organon. Política. Constituição de Atenas. Tradução de Baby Abrão. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
BARRY, J. Dramatic Structure: the shaping of experience. Berkeley: University of California Press, 1970.
BIRKENHAUER, T. O tempo do texto no teatro. Cena, Porto Alegre, n. 11, p. 1-15, 2012.
GLASS, V. Antonio Candido inaugura biblioteca do MST e fala da força da instrução. Carta Maior, São Paulo, 8 ago. 2006. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Movimentos-Sociais/Antonio-Candido-inaugura-biblioteca-do-MST-e-fala-da-forca-da-instrucao/2/11075. Acesso em: 11 fev. 2019.
KATÁEV, V. B. If Only We Could Know: An Interpretation of Chekhov. Chicago: Ivan R. Dee, 2002.
KRACAUER, S. History: The Last Things Before the Last. Oxford: Oxford University Press, 1969.
KUNTZ, H. Belo animal (morte do). In: SARRAZAC, J-P. (org.). Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac & Naify, 2005. p. 41-43.
MAETERLINCK, M. Os Cegos. Tradução de Lara Biasoli Moler, p. 3-11.
PAVIS, P. Dicionário de Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008.
PRIGOGINE, I. The End of Certainty. Nova York: Free Press, 1997.
ROSENFELD, A. O teatro épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.
ROUBINE, J-J. Introdução às Grandes Teorias do Teatro. São Paulo: Jorge Zahar Editor, 2000.
STEWART, W. Time Structure in Drama: Goethe’s Sturm Und Drang Plays. Amsterdam: Editions Rodopi, 1978.
SZONDI, P. Teoria do Drama Burguês. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
SZONDI, P. Teoria do Drama Moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
TCHÉKHOV, A. A Gaivota / Tio Vânia. Tradução de Gabor Aranyi. São Paulo: Veredas, 2003.
TCHÉKHOV, A. A Gaivota. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
TCHÉKHOV, A. Ivánov. Tradução de Arlete Cavaliere e Eduardo Tolentino de Araújo. São Paulo: Edusp, 1998.
TCHÉKHOV, A. Três Irmãs/ O Jardim das Cerejeiras. Tradução de Gabor Aranyi. São Paulo: Veredas, 2006.
TURNER, C. J. G. Time in Chekhov’s Tri Sestry. Canadian Slavonic Papers. Abingdon, v. 28, n. 1, p. 64 -79, mar. 1986.
UBERSFELD, Anne. L’École du Spectateur. Paris: Éditions Sociales, 1981.
UBERSFELD. Para ler o teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Rodrigo Alves do Nascimento, Bruno Barreto Gomide (Autor) 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).