Releituras do gótico inglês setecentista no romance O conto da Aia

Autores

  • Fabianna Simão Bellizzi Carneiro Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.2.45-61

Palavras-chave:

literatura inglesa, literatura gótica, opressão, Margaret Atwood, O conto da aia

Resumo

Este trabalho se justifica pelo fato de que a vertente gótica, relegada (injustamente) durante muito tempo a um tipo de escrita menor, pode trazer muitos questionamentos a respeito de nossas sociedades e nossas interações. Objetiva-se uma leitura da obra O conto da aia (1985), da escritora canadense Margaret Atwood, de forma a identificarmos manifestações de elementos próprios da escrita gótica produzida durante o século XVIII, como medo, horror físico e horror psicológico. Considerando um hiato de quase três séculos, comprovar-se-á, ao longo deste artigo, a hipótese de haver manifestações de elementos próprios da escrita gótica tradicional, porém relidas em narrativas contemporâneas.

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Biografia do Autor

Fabianna Simão Bellizzi Carneiro, Universidade Federal de Goiás

Fabianna Simão Bellizzi Carneiro é autora deste artigo e Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ. É Mestre em Estudos da Linguagem pela Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, onde também atua como Professora Adjunta. Integra o grupo de pesquisa Mundos possíveis do insólito ficcional.

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Carneiro, F. S. B. (2019). Releituras do gótico inglês setecentista no romance O conto da Aia. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 29(2), 45–61. https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.2.45-61

Edição

Seção

Dossiê – Literatura Norte-Americana Contemporânea: Visões e Revisões