Ladrões de bicicleta em contexto latino-americano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096..23947

Palavras-chave:

intertextualidade, metanarrativa, O banheiro do Papa, Ladrões de bicicleta

Resumo

O objetivo deste texto é discutir o filme O banheiro do Papa considerando as diversas linguagens narrativas que o compõem: o discurso histórico, referente à visita de João Paulo II a Melo, cidade uruguaia; o discurso jornalístico, resultante da cobertura da visita do Papa; o diálogo intertextual com o livro de contos de Aldyr Garcia Schlee, O dia em que o Papa foi a Melo, e com o filme de Vittorio De Sica, Ladrões de bicicleta. Embora separados no tempo, na história e na geografia, propomos a discussão do filme latino-americano de modo a ressaltar o diálogo intertextual com Ladrões de bicicleta, chamando a atenção para as ressonâncias de elementos narrativos (personagens, temáticas, conflitos) e questões sociais e éticas entre os dois filmes.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1988.

BAZIN, André. Ladrões de bicicleta. In: _______ O que é o cinema? Tradução de Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2014. p. 313-326.

CURRIE, Mark. Introduction. In: _______ (ed.). Metafiction. London; New York: Longman, 1995. p. 1-18.

FABRIS, Mariarosaria. Neorrealismo italiano. In: MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006. p. 191-219.

HUTCHEON, Linda. Historiographic metafiction. In: CURRIE, Mark (ed.). Metafiction. London; New York: Longman, 1995. p. 71-91.

LADRÕES de bicicleta. Direção: Vittorio De Sica. Itália: Versátil Home Vídeo, 1948. 1 DVD (90 min).

O BANHEIRO do Papa. Direção: César Charlone & Enrique Fernández. Uruguai; Brasil: Imovision, 2007. 1 DVD (98 min).

SAMOYAULT, Tiphaine. A intertextualidade. Tradução de Sandra Nitrini. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.

SCHLEE, Aldyr Garcia. El dia en que el Papa fue a Melo. Disponível em: http://ardotempo.blogs.sapo.pt/247521.html. Acesso em: 12 maio 2016.

SCHLEE, Aldyr Garcia. O dia em que o Papa foi a Melo. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1999.

STAM, Robert. Do texto ao intertexto. In: _______. Introdução à teoria do cinema. Tradução de Fernando Mascarello. São Paulo; Campinas: Papirus, 2003. p. 225-236.

TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Documentário moderno. In: MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006. p. 253-287.

WAUGH, Patricia. Metafiction: the theory and practice of self-conscious fiction. London and New York: Routledge, 1984. DOI: https://doi.org/10.2307/1771928.

WHITE, Hayden. The content of the form: narrative discourse and historical representation. Baltimore: The John Hopkins University Press, 1990.

Downloads

Publicado

2020-07-03

Edição

Seção

Dossiê – Imaginários e Cinema Latino-Americano

Como Citar

Ladrões de bicicleta em contexto latino-americano . (2020). Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 30(3), 85-105. https://doi.org/10.35699/2317-2096..23947