Ladrões de bicicleta em contexto latino-americano
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096..23947Palavras-chave:
intertextualidade, metanarrativa, O banheiro do Papa, Ladrões de bicicletaResumo
O objetivo deste texto é discutir o filme O banheiro do Papa considerando as diversas linguagens narrativas que o compõem: o discurso histórico, referente à visita de João Paulo II a Melo, cidade uruguaia; o discurso jornalístico, resultante da cobertura da visita do Papa; o diálogo intertextual com o livro de contos de Aldyr Garcia Schlee, O dia em que o Papa foi a Melo, e com o filme de Vittorio De Sica, Ladrões de bicicleta. Embora separados no tempo, na história e na geografia, propomos a discussão do filme latino-americano de modo a ressaltar o diálogo intertextual com Ladrões de bicicleta, chamando a atenção para as ressonâncias de elementos narrativos (personagens, temáticas, conflitos) e questões sociais e éticas entre os dois filmes.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1988.
BAZIN, André. Ladrões de bicicleta. In: _______ O que é o cinema? Tradução de Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2014. p. 313-326.
CURRIE, Mark. Introduction. In: _______ (ed.). Metafiction. London; New York: Longman, 1995. p. 1-18.
FABRIS, Mariarosaria. Neorrealismo italiano. In: MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006. p. 191-219.
HUTCHEON, Linda. Historiographic metafiction. In: CURRIE, Mark (ed.). Metafiction. London; New York: Longman, 1995. p. 71-91.
LADRÕES de bicicleta. Direção: Vittorio De Sica. Itália: Versátil Home Vídeo, 1948. 1 DVD (90 min).
O BANHEIRO do Papa. Direção: César Charlone & Enrique Fernández. Uruguai; Brasil: Imovision, 2007. 1 DVD (98 min).
SAMOYAULT, Tiphaine. A intertextualidade. Tradução de Sandra Nitrini. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.
SCHLEE, Aldyr Garcia. El dia en que el Papa fue a Melo. Disponível em: http://ardotempo.blogs.sapo.pt/247521.html. Acesso em: 12 maio 2016.
SCHLEE, Aldyr Garcia. O dia em que o Papa foi a Melo. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1999.
STAM, Robert. Do texto ao intertexto. In: _______. Introdução à teoria do cinema. Tradução de Fernando Mascarello. São Paulo; Campinas: Papirus, 2003. p. 225-236.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Documentário moderno. In: MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006. p. 253-287.
WAUGH, Patricia. Metafiction: the theory and practice of self-conscious fiction. London and New York: Routledge, 1984. DOI: https://doi.org/10.2307/1771928.
WHITE, Hayden. The content of the form: narrative discourse and historical representation. Baltimore: The John Hopkins University Press, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Genilda Azerêdo (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).