A dicção híbrida e inespecífica da ficção de Veronica Stigger
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2022.35374Palavras-chave:
Hibridismo; , Inespecificidade, Pós-autonomia, Veronica StiggerResumo
Este artigo objetiva examinar os processos da escrita ficcional de Veronica Stigger, a partir das noções de hibridismo e de inespecificidade. Desde as primeiras publicações até as obras mais recentes, a escritora tem apresentado narrativas que colocam em xeque os limites de certos gêneros literários e não literários, por meio de construções que evidenciam a fusão desses mesmos gêneros com outros campos e/ou discursos. Em nossa leitura, destacamos os diversos entrecruzamentos de gêneros, discursos e dicções – cômicas, irônicas, trágicas – em sua escrita que tornam seus textos “frutos estranhos”. Por fim, concluímos que o intenso hibridismo e a inespecificidade em suas narrativas levam ao esmaecimento dos limites entre as formas literárias tradicionais, o que configura sua ficção como pós-autônoma.
Downloads
Referências
AGUILAR, Gonzalo.; CÁMARA, Mario. A máquina performática: a literatura no campo experimental. Tradução de Gênese Andrade. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
ANDRADE, Antonio. et al. Pós-autonomia. In: PEDROSA, Celia.; KLINGER, Diana.; WOLFF, Jorge.; CÂMARA, Mario. (Org.). Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. p. 165-204.
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: BARTHES, R. O rumor da língua. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 57-64.
BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BORGES, Jorge Luis. Ficções. Tradução de Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução de Miriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Tradução de António Fernando Cascais. Lisboa: Vega, 2007.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. A sociedade sem relato: antropologia e estética da iminência. Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: Edusp, 2016.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Tradução de Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia. Apresentação. In: KIFFER, A.; GARRAMUÑO, F. (Org.). Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014. p. 7-15.
KLINGER, Diana. A escrita de si como performance. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Salvador, n. 12, p. 11-30, 2008.
KRAUSS, Rosalind. A escultura em campo ampliado. Gávea, Rio de Janeiro, n. 1, p. 87-93, 1984.
KRYSINSKI, Vladimir. Sobre algumas genealogias e formas de hibridismo nas literaturas do século XX. Tradução de Zênia de Faria. Revista Criação & Crítica, São Paulo, n. 9, p. 230-241, 2012.
LUDMER, Josefina. Literaturas postautónomas. Ciberletras Revista de Crítica Literaria y de Cultura, New Haven, n. 17, 2007.
MIRANDA, Wander. Formas mutantes. In: KIFFER, Ana.; GARRAMUÑO, Florencia. (Org.). Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014. p. 135-152.
PEDROSA, Celia.; KLINGER, Diana.; WOLFF, Jorge.; CÂMARA, Mário. (Org.). Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
SCHØLLHAMMER, Karl. Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
STIGGER, Veronica. Delírio de Damasco. Desterro: Cultura e Barbárie, 2012.
STIGGER, Veronica. Gran cabaret demenzial. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
STIGGER, Veronica.- Imagem da Palavra - Parte 1. [S.l.: s.n.], 2013a. 1 vídeo (9 min.). Publicado pelo canal Imagem da Palavra. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9NHFFgD0DvM. Acesso em: 15 mar. 2022.
STIGGER, Veronica. - Imagem da Palavra - Parte 2. [S.l.: s.n.], 2013b. 1 vídeo (15 min.). Publicado pelo canal Imagem da Palavra. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vHywMF-ztLI. Acesso em: 15 mar. 2022.
STIGGER, Veronica. Opisanie Swiata. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
STIGGER, Veronica. Os anões. São Paulo: Sesi, 2018.
STIGGER, Veronica. Sombrio ermo turvo. São Paulo: Todavia, 2019.
STIGGER, Veronica. Sul. São Paulo: 34, 2016.
VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paulo Alberto da Silva Sales (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).