A dicção híbrida e inespecífica da ficção de Veronica Stigger
DOI :
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2022.35374Mots-clés :
Hibridismo; , Inespecificidade, Pós-autonomia, Veronica StiggerRésumé
Este artigo objetiva examinar os processos da escrita ficcional de Veronica Stigger, a partir das noções de hibridismo e de inespecificidade. Desde as primeiras publicações até as obras mais recentes, a escritora tem apresentado narrativas que colocam em xeque os limites de certos gêneros literários e não literários, por meio de construções que evidenciam a fusão desses mesmos gêneros com outros campos e/ou discursos. Em nossa leitura, destacamos os diversos entrecruzamentos de gêneros, discursos e dicções – cômicas, irônicas, trágicas – em sua escrita que tornam seus textos “frutos estranhos”. Por fim, concluímos que o intenso hibridismo e a inespecificidade em suas narrativas levam ao esmaecimento dos limites entre as formas literárias tradicionais, o que configura sua ficção como pós-autônoma.
Téléchargements
Références
AGUILAR, Gonzalo.; CÁMARA, Mario. A máquina performática: a literatura no campo experimental. Tradução de Gênese Andrade. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
ANDRADE, Antonio. et al. Pós-autonomia. In: PEDROSA, Celia.; KLINGER, Diana.; WOLFF, Jorge.; CÂMARA, Mario. (Org.). Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. p. 165-204.
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: BARTHES, R. O rumor da língua. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 57-64.
BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BORGES, Jorge Luis. Ficções. Tradução de Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução de Miriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Tradução de António Fernando Cascais. Lisboa: Vega, 2007.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. A sociedade sem relato: antropologia e estética da iminência. Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: Edusp, 2016.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Tradução de Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia. Apresentação. In: KIFFER, A.; GARRAMUÑO, F. (Org.). Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014. p. 7-15.
KLINGER, Diana. A escrita de si como performance. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Salvador, n. 12, p. 11-30, 2008.
KRAUSS, Rosalind. A escultura em campo ampliado. Gávea, Rio de Janeiro, n. 1, p. 87-93, 1984.
KRYSINSKI, Vladimir. Sobre algumas genealogias e formas de hibridismo nas literaturas do século XX. Tradução de Zênia de Faria. Revista Criação & Crítica, São Paulo, n. 9, p. 230-241, 2012.
LUDMER, Josefina. Literaturas postautónomas. Ciberletras Revista de Crítica Literaria y de Cultura, New Haven, n. 17, 2007.
MIRANDA, Wander. Formas mutantes. In: KIFFER, Ana.; GARRAMUÑO, Florencia. (Org.). Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014. p. 135-152.
PEDROSA, Celia.; KLINGER, Diana.; WOLFF, Jorge.; CÂMARA, Mário. (Org.). Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
SCHØLLHAMMER, Karl. Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
STIGGER, Veronica. Delírio de Damasco. Desterro: Cultura e Barbárie, 2012.
STIGGER, Veronica. Gran cabaret demenzial. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
STIGGER, Veronica.- Imagem da Palavra - Parte 1. [S.l.: s.n.], 2013a. 1 vídeo (9 min.). Publicado pelo canal Imagem da Palavra. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9NHFFgD0DvM. Acesso em: 15 mar. 2022.
STIGGER, Veronica. - Imagem da Palavra - Parte 2. [S.l.: s.n.], 2013b. 1 vídeo (15 min.). Publicado pelo canal Imagem da Palavra. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vHywMF-ztLI. Acesso em: 15 mar. 2022.
STIGGER, Veronica. Opisanie Swiata. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
STIGGER, Veronica. Os anões. São Paulo: Sesi, 2018.
STIGGER, Veronica. Sombrio ermo turvo. São Paulo: Todavia, 2019.
STIGGER, Veronica. Sul. São Paulo: 34, 2016.
VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paulo Alberto da Silva Sales (Autor) 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).