Aventuras da China Iron:
trans-formações radicais para o fim do mundo
Palavras-chave:
Martín Fierro, trans-formação, fim do mundo, trans-formation, end of the worldResumo
Resumo: Este artigo apresenta uma leitura do livro As aventuras da China Iron, de Gabriela Cabezón Cámara, publicado no Brasil em 2021, a partir da ideia de uma transformação radical de suas personagens em direção ao fim do mundo, tal como nós o conhecemos. A reapropriação e reescrita da tradição gauchesca argentina, que coloca em cena uma mulher que aos poucos vai deslizando para fora de qualquer identidade, rumo a novas formações de parentesco interespécies, permite vislumbrar outro tipo de herói mítico, deslocando figurações hoje anacrônicas de índio e de gaúcho, principalmente, mas também de outras identidades fortemente constituídas pelos discursos literários que colocavam em cena a formação nacional e o movimento civilizatório.
Palavras-chave: Martín Fierro; trans-formação; fim do mundo.
Abstract: This article shows a reading of China Iron’s Adventures, from Gabriela Cabezón Cámara, published in Brazil in 2021, based on the idea of a radical transformation of its characters towards the end of the world, as we know it. The reappropriation and rewriting of the Argentine Gaucho tradition, which puts on stage a woman who gradually slips out of any identity, towards new interspecies kinship formations, allows us to glimpse another type of mythical hero, displacing today anachronistic figurations of the Indian and of Gaucho, mainly, but also of other identities strongly constituted by the literary discourses that put on stage the national formation and the civilizing movement.
Keywords: Martín Fierro; trans-formation; end of the world.
Downloads
Referências
AIRA, Cesar. Ema, la cautiva. Buenos Aires: Literatura Random House, 2015.
ANTEN ]A[ RGENTA – Gabriela Cabezón Cámara (entrevista #1). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (100 min). Publicado pelo canal Davis Diniz. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ppu7qJJsM1A. Acesso em: 11 out. 2021.
BORGES, Jorge Luis. Ficções. Tradução de Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CABEZÓN CÁMARA, Gabriela. As aventuras da China Iron. Belo Horizonte: Moinhos, 2021.
CABEZÓN CÁMARA, Gabriela. Las aventuras de la China Iron. Buenos Aires: Literatura Random House, 2017.
DE LEONE, Lucía. Vuelos erráticos sobre una pampa migrante. “Las aventuras de la China Iron” de Gabriela Cabezón Cámara. Revista Chuy, Buenos Aires, v. 8, n. 10, p. 64-78, 2021
GELMINI, Juliana. Paisagens da memória: uma leitura da poesia de Ana Martins Marques. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
HARAWAY, Donna. O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridades significativa. Tradução de Pê Moreira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
HERNÁNDEZ, José. Martín Fierro. Buenos Aires: Eudeba, 2018.
LOYOLA BRANDÃO, Ignácio de. Não verás país nenhum. São Paulo: Global, 2007.
LUDMER, Josefina. O corpo de delito. Um manual. Tradução de Maria Antonieta Pereira. Belo Horizonte: UFMG, 2002a.
LUDMER, Josefina. O gênero gauchesco. Um tratado sobre a pátria. Tradução de Antonio Carlos Santos. Chapecó: Argos, 2002b.
MARTINS MARQUES, Ana. A vida submarina. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
SAAVEDRA, Carola. O mundo desdobrável. Ensaios para depois do fim. Belo Horizonte: Relicário, 2021.
SANTIAGO, Silviano. Fisiologia da composição. Gênese da obra literária e criação em Graciliano Ramos e Machado de Assis. Recife: Cepe, 2020.
SISKIND, Mariano. Rumo a um cosmopolitismo da perda: ensaio sobre o fim do mundo. Tradução de Caio Cesar Esteves de Souza. Rio de Janeiro: Zazie, 2017.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ieda Magri (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).