As aventuras da China Iron
trans-formações radicais para o fim do mundo
DOI :
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2022.36783Mots-clés :
Martín Fierro, trans-formação, fim do mundoRésumé
Este artigo apresenta uma leitura do livro As aventuras da China Iron, de Gabriela Cabezón Cámara, publicado no Brasil em 2021, a partir da ideia de uma transformação radical de suas personagens em direção ao fim do mundo, tal como nós o conhecemos. A reapropriação e reescrita da tradição gauchesca argentina, que coloca em cena uma mulher que aos poucos vai deslizando para fora de qualquer identidade, rumo a novas formações de parentesco interespécies, permite vislumbrar outro tipo de herói mítico, deslocando figurações hoje anacrônicas de índio e de gaúcho, principalmente, mas também de outras identidades fortemente constituídas pelos discursos literários que colocavam em cena a formação nacional e o movimento civilizatório.
Téléchargements
Références
AIRA, Cesar. Ema, la cautiva. Buenos Aires: Literatura Random House, 2015.
ANTEN ]A[ RGENTA – Gabriela Cabezón Cámara (entrevista #1). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (100 min). Publicado pelo canal Davis Diniz. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ppu7qJJsM1A. Acesso em: 11 out. 2021.
BORGES, Jorge Luis. Ficções. Tradução de Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CABEZÓN CÁMARA, Gabriela. As aventuras da China Iron. Belo Horizonte: Moinhos, 2021.
CABEZÓN CÁMARA, Gabriela. Las aventuras de la China Iron. Buenos Aires: Literatura Random House, 2017.
DE LEONE, Lucía. Vuelos erráticos sobre una pampa migrante. “Las aventuras de la China Iron” de Gabriela Cabezón Cámara. Revista Chuy, Buenos Aires, v. 8, n. 10, p. 64-78, 2021
GELMINI, Juliana. Paisagens da memória: uma leitura da poesia de Ana Martins Marques. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
HARAWAY, Donna. O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridades significativa. Tradução de Pê Moreira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
HERNÁNDEZ, José. Martín Fierro. Buenos Aires: Eudeba, 2018.
LOYOLA BRANDÃO, Ignácio de. Não verás país nenhum. São Paulo: Global, 2007.
LUDMER, Josefina. O corpo de delito. Um manual. Tradução de Maria Antonieta Pereira. Belo Horizonte: UFMG, 2002a.
LUDMER, Josefina. O gênero gauchesco. Um tratado sobre a pátria. Tradução de Antonio Carlos Santos. Chapecó: Argos, 2002b.
MARTINS MARQUES, Ana. A vida submarina. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
SAAVEDRA, Carola. O mundo desdobrável. Ensaios para depois do fim. Belo Horizonte: Relicário, 2021.
SANTIAGO, Silviano. Fisiologia da composição. Gênese da obra literária e criação em Graciliano Ramos e Machado de Assis. Recife: Cepe, 2020.
SISKIND, Mariano. Rumo a um cosmopolitismo da perda: ensaio sobre o fim do mundo. Tradução de Caio Cesar Esteves de Souza. Rio de Janeiro: Zazie, 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ieda Magri (Autor) 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).