Damián Ríos e uma escrita de si
sobre cartas e a construção de um narrador
Palavras-chave:
escrita de si, trabalho de escrita, pontos de virada, construção do narrador, Damián RíosResumo
Neste artigo, analisamos o trabalho pelo qual Damián Ríos se constitui como narrador em Habrá que poner la luz (2003). Se Benjamin (1987) discute que com o fim do trabalho manual também se extinguiu o narrador, argumentamos que Ríos transforma o próprio trabalho de escrita em um processo artesanal e, como ressonância deste labor, constrói-se como narrador. A partir da noção de escrita de si (FOUCAULT, 2004), de trabalho de escrita (RIOLFI, 2003) e pontos de virada (RIOLFI, ALAMINOS, 2007), entendemos que o trabalho de escrita é o que possibilita o autor construir uma voz apta a ser chamada de “a voz do narrador”, no decorrer da narrativa. A análise identificou três pontos de virada, a partir dos quais o autor se constituiu como narrador, no sentido benjaminiano do termo. Este narrador, mais que nos aconselhar, mostra-nos que ainda é possível narrar e transmitir experiência na contemporaneidade.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
GARAMONA, Francisco. Contracapa. In: RÍOS, Damián. Entrerrianos. Buenos Aires, Mansalva, 2010.
LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1966.
LACAN, Jacques. El seminario de Jacques Lacan: libro 4: la relación con el objeto. Buenos Aires: Paidós, 2016.
LAVELLE, Patrícia. Notas de tradução. In: BENJAMIN, Walter. A arte de contar histórias. São Paulo: Editora Hedra, 2018. p. 13.
RIOLFI, Claudia Rosa. Ensinar a escrever: considerações sobre a especificidade do trabalho da escrita. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v.21, n. 40, p. 47-51, mar. 2003.
RIOLFI, Claudia Rosa; ALAMINOS, Claudia. Os pontos de virada na formação do professor universitário: um estudo sobre o mecanismo da identificação. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, maio/agosto, 2007.
RÍOS, Damián. Entrerrianos. Buenos Aires: Mansalva, 2010.
RÍOS, Damián. Habrá que poner la luz. Buenos Aires: Eloísa Cartonera, 2003.
RÍOS, Damián. Vamos ter que por luz aqui. Tangará da Serra: Curupira Cartonera, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Flavia Krauss (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).