Damián Ríos e uma escrita de si

sobre cartas e a construção de um narrador

Autores

Palavras-chave:

escrita de si, trabalho de escrita, pontos de virada, construção do narrador, Damián Ríos

Resumo

Neste artigo, analisamos o trabalho pelo qual Damián Ríos se constitui como narrador em Habrá que poner la luz (2003). Se Benjamin (1987) discute que com o fim do trabalho manual também se extinguiu o narrador, argumentamos que Ríos transforma o próprio trabalho de escrita em um processo artesanal e, como ressonância deste labor, constrói-se como narrador. A partir da noção de escrita de si (FOUCAULT, 2004), de trabalho de escrita (RIOLFI, 2003) e pontos de virada (RIOLFI, ALAMINOS, 2007), entendemos que o trabalho de escrita é o que possibilita o autor construir uma voz apta a ser chamada de “a voz do narrador”, no decorrer da narrativa. A análise identificou três pontos de virada, a partir dos quais o autor se constituiu como narrador, no sentido benjaminiano do termo. Este narrador, mais que nos aconselhar, mostra-nos que ainda é possível narrar e transmitir experiência na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

GARAMONA, Francisco. Contracapa. In: RÍOS, Damián. Entrerrianos. Buenos Aires, Mansalva, 2010.

LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1966.

LACAN, Jacques. El seminario de Jacques Lacan: libro 4: la relación con el objeto. Buenos Aires: Paidós, 2016.

LAVELLE, Patrícia. Notas de tradução. In: BENJAMIN, Walter. A arte de contar histórias. São Paulo: Editora Hedra, 2018. p. 13.

RIOLFI, Claudia Rosa. Ensinar a escrever: considerações sobre a especificidade do trabalho da escrita. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v.21, n. 40, p. 47-51, mar. 2003.

RIOLFI, Claudia Rosa; ALAMINOS, Claudia. Os pontos de virada na formação do professor universitário: um estudo sobre o mecanismo da identificação. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, maio/agosto, 2007.

RÍOS, Damián. Entrerrianos. Buenos Aires: Mansalva, 2010.

RÍOS, Damián. Habrá que poner la luz. Buenos Aires: Eloísa Cartonera, 2003.

RÍOS, Damián. Vamos ter que por luz aqui. Tangará da Serra: Curupira Cartonera, 2017.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

Krauss, F. (2023). Damián Ríos e uma escrita de si: sobre cartas e a construção de um narrador. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 32(4), 212–232. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/39100