“Um governo azul como o cosmo”
reflexões sobre a dramaturgia mapuche chilena contemporânea a partir de Los pueblos te llaman Nahuelpan Presidente (2018), de Roberto Cayuqueo
Palavras-chave:
Dramaturgias mapuche, Colectivo Epew, Lugar Lugar específico de enunciação, Memórias coletivas, Los pueblos te llaman Nahuelpan PresidenteResumo
Resumo: Com a finalidade de expor algumas reflexões em relação à dramaturgia mapuche contemporânea chilena, estabelecerei um diálogo com o texto dramático Los pueblos te llaman Nahuelpan Presidente (2018), de Roberto Cayuqueo. A partir das reflexões propostas pretendo sinalizar de que modo esta dramaturgia se conecta, conforme minha leitura, com um movimento mais profundo de consciência histórica e social de artistas chilenos que, a partir do reconhecimento de suas raízes ancestrais, têm ocupado um espaço importante na cena teatral chilena e latino-americana. Ao revisar e reformular os modos de elaboração dramatúrgica teatral já consolidados a partir de seus repertórios ancestrais, estes coletivos têm tornado possível a visibilização de temas relacionados aos povos originários do Chile, suas formas de viver e expressar, seus corpos, suas vozes, testemunhos e denúncias; suas lutas, mortes e lutos.
Palavras-chave: dramaturgias mapuche; Colectivo Epew; lugar específico de enunciação; memórias coletivas; Los pueblos te llaman Nahuelpan Presidente.
Abstract: In order to expose reflections related to the contemporary Chilean Mapuche drama, this article aims to establish a connection with the dramatic text Los pueblos te llaman Nahuelpan Presidente (People call you President Nahuelpan (2018)), by Roberto Cayuqueo. Based on the reflections presented, I intend to indicate how this dramaturgy is connected – according to my interpretation – with a deeper movement of historical and social consciousness of Chilean artists who, based on the recognition of their ancient roots, have taken up an important space in the Chilean and Latin American drama scenario. By reviewing and reformulating methods of theatrical construction already consolidated upon its ancient background, these collectives have enabled the visibility of themes related to Chilean native people, their ways of living and expressing their bodies, voices, testimonials, claims; their struggles, deaths, and grief.
Keyword: mapuche drama; Collective Epew; specific locus of enunciation; collective memories; Los pueblos te llaman Nahuelpan Presidente
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