O labirinto de imagens em “Viva mi fama”, de Carlos Fuentes

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DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.53354

Palabras clave:

Écfrase, “Viva mi fama”, Carlos Fuentes, literatura latino-americana, literatura e artes visuais, touradas

Resumen

Este artigo trata das representações textuais de imagens na novela “Viva mi fama” (1990), do escritor mexicano Carlos Fuentes, a partir do conceito de écfrase. Através da análise de trechos da obra, é demonstrado como as descrições de obras de arte – tanto reais quanto fictícias – do pintor Francisco de Goya são empregadas como elementos simbólicos e para a construção narrativa, de acordo com os parâmetros da écfrase propostos por Tamar Yacobi (1995). A inclusão da imagem fotográfica no tempo histórico de Goya na narrativa ficcional é analisada a partir da teoria de Vilém Flusser (2009), que associa a fotografia ao pensamento mágico, e relacionada ao universo simbólico da tradição espanhola das touradas, empregando aspectos da pesquisa de Mariate Cobaleda (2013).

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Publicado

2025-03-31

Número

Sección

Dossiê - Textos e imagens: transparência e opacidade

Cómo citar

Nunes, F. V. (2025). O labirinto de imagens em “Viva mi fama”, de Carlos Fuentes. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 35(1), 111-126. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.53354