O labirinto de imagens em “Viva mi fama”, de Carlos Fuentes
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.53354Palabras clave:
Écfrase, “Viva mi fama”, Carlos Fuentes, literatura latino-americana, literatura e artes visuais, touradasResumen
Este artigo trata das representações textuais de imagens na novela “Viva mi fama” (1990), do escritor mexicano Carlos Fuentes, a partir do conceito de écfrase. Através da análise de trechos da obra, é demonstrado como as descrições de obras de arte – tanto reais quanto fictícias – do pintor Francisco de Goya são empregadas como elementos simbólicos e para a construção narrativa, de acordo com os parâmetros da écfrase propostos por Tamar Yacobi (1995). A inclusão da imagem fotográfica no tempo histórico de Goya na narrativa ficcional é analisada a partir da teoria de Vilém Flusser (2009), que associa a fotografia ao pensamento mágico, e relacionada ao universo simbólico da tradição espanhola das touradas, empregando aspectos da pesquisa de Mariate Cobaleda (2013).
Descargas
Referencias
COBALEDA, Mariate. El simbolismo del toro: la lidia como cultura y espejo de humanidad. Madrid: Biblioteca Nueva, 2013.
DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. Literatura, tradução, adaptação e intermidialidade: entrevista com Thaïs Flores Nogueira Diniz. Entrevistadores: Cleber da Silva Luz, Vanessa Luiza de Wallau, Liliam Cristina Marins. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 43, n. 1, jan./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/57725. Acesso em: 24 jun. 2024.
EKPHRASIS. In: HERMAN, David; JAHN, Manfred; RYAN, Marie-Laure. Routledge Encyclopedia of Narrative Theory. London/New York: Routledge, 2008. p. 133-134.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Sinergia Relume Dumará, 2009.
FUENTES, Carlos. O espelho enterrado: reflexões sobre a Espanha e o Novo Mundo. Tradução: Mauro Gama. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
FUENTES, Carlos. Viva mi fama. In: FUENTES, Carlos. Constancia y otras novelas para vírgenes. Cidade do México: Penguin Random House, 2016 [e-book]. pos. 2270-3640.
GOYA, Francisco de. O sonho da razão produz monstros. Da série Os caprichos, 1797-1799. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Francisco_Jos%C3%A9_de_Goya_y_Lucientes_-_The_sleep_of_reason_produces_monsters_(No._43),_from_Los_Caprichos_-_Google_Art_Project.jpg. Acesso em: 25 jun. 2024.
GOYA, Francisco de. Retrato do matador Pedro Romero. 1795. Disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Retrato_de_Pedro_Romero. Acesso em: 25 jun. 2024.
GOYA, Francisco de. A maja vestida, 1800-1807, óleo sobre lienzo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_maja_vestida#/media/Ficheiro:Maja_vestida_(Prado).jpg. Acesso em: 25 jun. 2024.
LESSING, Gotthold Ephraim. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. Tradução, introdução e notas de Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1998.
YACOBI, Tamar. Pictorial Models and Narrative Ekphrasis. Poetics Today, Durham, North Carolina, EUA, v. 16, n. 4, p. 599-649, Winter 1995.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Fabricio Vaz Nunes (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).