Duas personagens, dois tempos, duas versões: Benjamin em livro e filme
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.107-121Abstract
Uma das peculiaridades do romance Benjamim de Chico Buarque (1995) é a focalização de dois tempos da vida do protagonista: sua juventude nos anos 60 e a sua maturidade – com a qual se inicia a narrativa – no final dos anos 80. Em cada fase, ele contracena com uma personagem feminina, Castana Beatriz e Ariela, bastante semelhantes entre si. A descoberta dos nexos existentes entre ambas desencadeia reflexões em torno das profundas mudanças que ocorreram na sociedade brasileira nessas duas décadas. Discute-se, neste trabalho, a caracterização das personagens, em especial as femininas, e algumas das soluções adotadas por Monique Gardenberg, que realizou a transposição da narrativa para o cinema em 2002.References
BALOGH, Anna Maria. Conjunções, disjunções, transmutações. Da literatura ao cinema e à tevê. São Paulo: Annablume; ECA-USP, 1996.
BENJAMIM. Direção: Monique Gardenberg. Roteiro: Monique Gardenberg, Jorge Furtado e Glênio Póvoas. Produção: Natasha & Dueto Filmes. 2002.
BUARQUE, Chico. Benjamim. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
JOHNSON, Randal. Literatura e cinema. Macunaíma: do modernismo ao cinema novo. Trad. Aparecida de Godoy Johnson. São Paulo: T. A. Queiroz, 1982.
MENEZES, Adélia Bezerra de. Desenho mágico. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
PELLEGRINI, Tania. Narrativa verbal e narrativa visual: possíveis aproximações. In: PELLEGRINI, Tania (Org.). Literatura, cinema, televisão. São Paulo: SENAC, 2003, p. 15-35.
RIDENTI, Marcelo. O paraíso perdido de Benjamim Zambraia – sociedade e política em Chico Buarque. In: SEGATTO, J.; BALDAN, U. (Org.). Literatura e Sociedade. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999, p. 167-200.
SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 1985.
SOUZA, Okky de. Sinfonia de palavras. Revista Veja, São Paulo, Ed. Abril, p. 94-96, 7 ago. 1991.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Trad. Fernando Marcarello. Campinas (SP): Papirus, 2003.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2006 Helena Bonito Couto Pereira (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).