Duas personagens, dois tempos, duas versões: Benjamin em livro e filme
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.107-121Resumo
Uma das peculiaridades do romance Benjamim de Chico Buarque (1995) é a focalização de dois tempos da vida do protagonista: sua juventude nos anos 60 e a sua maturidade – com a qual se inicia a narrativa – no final dos anos 80. Em cada fase, ele contracena com uma personagem feminina, Castana Beatriz e Ariela, bastante semelhantes entre si. A descoberta dos nexos existentes entre ambas desencadeia reflexões em torno das profundas mudanças que ocorreram na sociedade brasileira nessas duas décadas. Discute-se, neste trabalho, a caracterização das personagens, em especial as femininas, e algumas das soluções adotadas por Monique Gardenberg, que realizou a transposição da narrativa para o cinema em 2002.Referências
BALOGH, Anna Maria. Conjunções, disjunções, transmutações. Da literatura ao cinema e à tevê. São Paulo: Annablume; ECA-USP, 1996.
BENJAMIM. Direção: Monique Gardenberg. Roteiro: Monique Gardenberg, Jorge Furtado e Glênio Póvoas. Produção: Natasha & Dueto Filmes. 2002.
BUARQUE, Chico. Benjamim. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
JOHNSON, Randal. Literatura e cinema. Macunaíma: do modernismo ao cinema novo. Trad. Aparecida de Godoy Johnson. São Paulo: T. A. Queiroz, 1982.
MENEZES, Adélia Bezerra de. Desenho mágico. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
PELLEGRINI, Tania. Narrativa verbal e narrativa visual: possíveis aproximações. In: PELLEGRINI, Tania (Org.). Literatura, cinema, televisão. São Paulo: SENAC, 2003, p. 15-35.
RIDENTI, Marcelo. O paraíso perdido de Benjamim Zambraia – sociedade e política em Chico Buarque. In: SEGATTO, J.; BALDAN, U. (Org.). Literatura e Sociedade. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999, p. 167-200.
SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 1985.
SOUZA, Okky de. Sinfonia de palavras. Revista Veja, São Paulo, Ed. Abril, p. 94-96, 7 ago. 1991.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Trad. Fernando Marcarello. Campinas (SP): Papirus, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Helena Bonito Couto Pereira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).