Damián Ríos e uma escrita de si
sobre cartas e a construção de um narrador
DOI :
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2022.39100Mots-clés :
escrita de si, trabalho de escrita, pontos de virada, construção do narrador, Damián RíosRésumé
Neste artigo, analisamos o trabalho pelo qual Damián Ríos se constitui como narrador em Habrá que poner la luz (2003). Se Benjamin (1987) discute que com o fim do trabalho manual também se extinguiu o narrador, argumentamos que Ríos transforma o próprio trabalho de escrita em um processo artesanal e, como ressonância deste labor, constrói-se como narrador. A partir da noção de escrita de si (FOUCAULT, 2004), de trabalho de escrita (RIOLFI, 2003) e pontos de virada (RIOLFI, ALAMINOS, 2007), entendemos que o trabalho de escrita é o que possibilita o autor construir uma voz apta a ser chamada de “a voz do narrador”, no decorrer da narrativa. A análise identificou três pontos de virada, a partir dos quais o autor se constituiu como narrador, no sentido benjaminiano do termo. Este narrador, mais que nos aconselhar, mostra-nos que ainda é possível narrar e transmitir experiência na contemporaneidade.
Téléchargements
Références
BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. p. 197- 221.
FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. Tradução, introdução e notas de Marilene Carone. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. p. 129-160.
GARAMONA, Francisco. [Contracapa]. In: RÍOS, Damián. Entrerrianos. Buenos Aires, Mansalva, 2010.
LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1966.
LACAN, Jacques. El seminario de Jacques Lacan: libro 4: la relación con el objeto. Buenos Aires: Paidós, 2016.
LAVELLE, Patrícia. Notas de tradução. In: BENJAMIN, Walter. A arte de contar histórias. São Paulo: Editora Hedra, 2018. p. 13.
RIOLFI, Claudia Rosa. Ensinar a escrever: considerações sobre a especificidade do trabalho da escrita. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v.21, n. 40, p. 47-51, mar. 2003.
RIOLFI, Claudia Rosa; ALAMINOS, Claudia. Os pontos de virada na formação do professor universitário: um estudo sobre o mecanismo da identificação. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, maio/agosto, 2007.
RÍOS, Damián. Entrerrianos. Buenos Aires: Mansalva, 2010.
RÍOS, Damián. Habrá que poner la luz. Buenos Aires: Eloísa Cartonera, 2003.
RÍOS, Damián. Vamos ter que por luz aqui. Tangará da Serra: Curupira Cartonera, 2017.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Flavia Krauss (Autor) 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).