Nas trincheiras da poesia moderna
contradições ideológicas das vanguardas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51837Palabras clave:
Filippo Marinetti, Hugo Ball, Mário de Andrade, poesia de vanguarda, Primeira Guerra MundialResumen
O artigo propõe uma reflexão acerca do desenvolvimento da poesia moderna em sua relação contraditória com o engajamento político. Enfatizando as especificidades das vanguardas europeias na década de 1910, cujos procedimentos radicais e inovadores colocariam em questão a autonomia da forma artística, o artigo contrasta um poema futurista, no qual Filippo Marinetti celebra a própria guerra como “obra de arte”, e um poema dadaísta, no qual Hugo Ball parece encenar, pela falta de sentido, o desastre produzido pela Primeira Guerra Mundial. Por fim, compondo um triângulo comparativo, o artigo analisa um poema de Mário de Andrade, publicado em Há uma gota de sangue em cada poema, demonstrando como o então imaturo escritor brasileiro esboça uma posição singular no campo das artes do início de século XX.
Descargas
Referencias
ANDRADE, Mário de. Obra imatura. São Paulo: Martins; Belo Horizonte: Itatiaia, 1980.
ANDRADE, Mário de. Poesias completas. Org. Tatiana Longo Figueiredo e Telê Ancona Lopes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.
APOLLINAIRE, Guillaume. A antitradição futurista, 1913. In: TELES, Gilberto Mendonça (org.). Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação dos principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1857 a 1972. 7. ed. ampl. Petrópolis, RJ: Vozes, 1983. p. 118-121.
BALL, Hugo. Flight Out of Time: A Dada Diary (edited by John Elderfield; translated by Ann Raimes). Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1996.
BALL, Hugo. Karawane. In: HUELSENBECK, Richard. Dada Almanach. Berlin: Erich Reiss Verlag, 1920. p. 53.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. Tradução de José Pedro Antunes. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
CAMILO, Vagner. Vertentes neoclássicas em dois contextos: europeu e latino-americano. In: CAMILO, Vagner. Modernidade entre tapumes: da poesia social à inflexão neoclássica na lírica brasileira moderna. São Paulo: Ateliê, 2020. p. 109-117.
CARNERO, Roberto; IANNACCONE, Giuseppe. Il magnifico viaggio: letteratura per il terzo millennio. v. 6. Firenze: Treccani Giunti TVP Editori, 2022.
CASTRO ALVES, Antônio de. Espumas flutuantes. Bahia: Typ. de Camillo de Lellis Masson, 1870. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/4929. Acesso em: 04 nov. 2024.
DANTAS, Vinicius. Entre ‘A negra’ e a mata virgem. Novos Estudos CEBRAP, n. 45, jul. 1996, p. 100-116. Disponível em: https://novosestudos.com.br/produto/edicao-45/#gsc.tab=0. Acesso em: 07 out. 2024.
ELDERFIELD, John. Introduction. In: BALL, Hugo. Flight Out of Time: A Dada Diary. Edited by John Elderfield. Translated by Ann Raimes. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1996. p. xiii-xlvi.
FABRIS, Annateresa. Trajetória de uma ideia: o futurismo no Brasil. Língua e Literatura, n. 24, 1998, p. 77-109. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/116033. Acesso em: 04 nov. 2024.
HAMBURGER, Michael. A verdade da poesia: tensões na poesia modernista desde Baudelaire. Tradução de Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LÖWY, Michael; SAYRE, Robert. Revolta e melancolia: o romantismo na contramão da modernidade. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
MARINETTI, Filippo. O futurismo, 1909. In: TELES, Gilberto Mendonça (org.). Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação dos principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1857 a 1972. 7. ed. ampl. Petrópolis, RJ: Vozes, 1983. p. 84-87.
MARINETTI, Filippo. Zang tumb tuuum. Milano: Edizione Futuriste di Poesia, 1914.
MARX, William. Penser les arrière-gardes. In: MARX, William. Les arrière-gardes au XXe siècle. Paris: Presses Universitaires de France, 2008. p. 5-19.
MOURA, Murilo Marcondes de. O mundo sitiado: a poesia brasileira e a Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Ed. 34, 2016.
NADEAU, Maurice. Histoire du surréalisme. Paris: Éditions du Seuil, 1964.
ROSS, Kristin. The Emergence of Social Space: Rimbaud and the Paris Commune. London/ New York: Verso, 2008.
SCHILLER, Friedrich. Poesia ingênua e sentimental. Tradução de Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1991.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Renan Nuernberger (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).