Nas trincheiras da poesia moderna

contradições ideológicas das vanguardas

Autores/as

  • Renan Nuernberger Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | Belo Horizonte | MG | BR Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51837

Palabras clave:

Filippo Marinetti, Hugo Ball, Mário de Andrade, poesia de vanguarda, Primeira Guerra Mundial

Resumen

O artigo propõe uma reflexão acerca do desenvolvimento da poesia moderna em sua relação contraditória com o engajamento político. Enfatizando as especificidades das vanguardas europeias na década de 1910, cujos procedimentos radicais e inovadores colocariam em questão a autonomia da forma artística, o artigo contrasta um poema futurista, no qual Filippo Marinetti celebra a própria guerra como “obra de arte”, e um poema dadaísta, no qual Hugo Ball parece encenar, pela falta de sentido, o desastre produzido pela Primeira Guerra Mundial. Por fim, compondo um triângulo comparativo, o artigo analisa um poema de Mário de Andrade, publicado em Há uma gota de sangue em cada poema, demonstrando como o então imaturo escritor brasileiro esboça uma posição singular no campo das artes do início de século XX.

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Publicado

2024-11-25

Número

Sección

Dossiê: Transformações e vanguardas: 1800 - 1900 - 2000

Cómo citar

Nuernberger, R. (2024). Nas trincheiras da poesia moderna: contradições ideológicas das vanguardas. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 34(4), 85–101. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51837