Transgredir Fronteiras: Nuevos Espacios en la Narrativa Yucateca Contemporanea
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.9..188-201Resumo
Análise da literatura produzida atualmente em Yucatán, México, a partir do ponto de vista dos estudos pós-coloniais. O ensaio discute principalmente o obra de Joaquín Bestard e de Carlos Urzáiz Jiménez, focalizando o papel dos indígenas nas narrativas e a criação de uma identidade regional que se articula com a identidade nacional.Downloads
Referências
ANDERSON, Benedict. Imagined communities. Reflections on the origin and spread of nationalism. Revised Edition, London: Verso, 1991.
ANTONCHIW, M. Historia cartográfica de la Península de Yucatán, Campeche: Gobierno del Estado de Campeche, Centro de Estudios Avanzados del I.P.N., Grupo Tribasa, 1994.
ASHCROFT, Bill; GRIFFITHS, Gareth; TIFFIN, Helen. The empire writes back. Theory and practice in post-colonial literatures. London: Routledge, 1991.
BAKHTIN, M. M. The dialogic imagination. 11th Edition. Austin: University of Texas Press, 1998.
BARNET, Miguel. La fuente viva. La Habana, Cuba: Editorial Letras Cubanas, 1998.
BENÍTEZ-ROJO, A. The repeating island. The Caribbean and the postmodern perspective. 2. Ed. Durham and London: Duke University Press, 1996.
BESTARD, Joaquín. Balada de la Mérida Antigua. Mérida, Yucatán: Ayuntamiento de Mérida, “Colección Capital Americana de la Cultura”, 2000.
BESTARD, Joaquín. De la misma herida. Mérida, Yucatán: Maldonado Editores, 1985.
BESTARD, Joaquín. El cuello del jaguar. Mérida, Yucatán: Universidad Autónoma de Yucatán, 2000.
BESTARD, Joaquín. El tigre con ojos de jade. Mérida, Yucatán: Edición Manuscrita, 1966.
BESTARD, Joaquín. El tigre con ojos de jade. México D.F.: Costa Amic, 1966.
BHABHA, Homi K. Introduction: narrating the nation. In: BHABHA, Homi K. (Ed.). Nation and narration. New York: Routledge and Keegan, 1990.
DASH, Michael. The other America. Caribbean literature in a New World context. Virginia: New World Studies, University Press of Virginia, 1998.
ESCALANTE RUZ, Felipe. Emociones del recuerdo. Mérida, Yucatán: Universidad Autónoma de Yucatán, 1989.
GARCÍA CANCLINI, Nestor. Culturas híbridas. Estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: Grijalva, 1989.
GLISSANT, E. The poetics of relation. 2. ed. Chicago: University of Michigan, 2000.
LIENHARD, Martin. La voz y su huella. La Habana, Cuba: Casa de las Américas, 1989.
LIGORRED PERRAMON, Francesc. U Mayaathanoob Ti Dzib. Las voces de la escritura, Mérida, Yucatán: Ediciones de la Universidad Autónoma de Yucatán, 1997.
ORTIZ, Fernando. Contrapunteo cubano del tabaco y el azúcar, La Habana, Cuba: Editorial de Ciencias Sociales, 1991.
RAMA, Ángel. Transculturación narrativa en América Latina, México: Siglo XXI, 1983.
RAMIREZ CARRILLO, Luis, Historia regional de Yucatán. Perfil socioeconómico. México: Limusa Noriega Editores, Conalep/SEP, 2000.
SHRIMPTON, Margaret. “Yucatán en su narrativa”. In: BANSART, Andrés et al. El Caribe continental e insular en su literatura: ¿vasos comunicantes o fronteras?, Caracas, Venezuela: Comisión de Estudios de Posgrado, Universidad Central de Venezuela, Asociación Venezolana de Estudios del Caribe, 2001.
URZAIZ JIMÉNEZ, Carlos. Evaristo. Historia de un soltero con familia. 2. ed., Mérida, Yucatán: Universidad Autónoma de Yucatán, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Margaret Shrimpton (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).