Transgredir Fronteiras: Nuevos Espacios en la Narrativa Yucateca Contemporanea
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.9..188-201Resumo
Análise da literatura produzida atualmente em Yucatán, México, a partir do ponto de vista dos estudos pós-coloniais. O ensaio discute principalmente o obra de Joaquín Bestard e de Carlos Urzáiz Jiménez, focalizando o papel dos indígenas nas narrativas e a criação de uma identidade regional que se articula com a identidade nacional.Downloads
Referências
ANDERSON, Benedict. Imagined communities. Reflections on the origin and spread of nationalism. Revised Edition, London: Verso, 1991.
ANTONCHIW, M. Historia cartográfica de la Península de Yucatán, Campeche: Gobierno del Estado de Campeche, Centro de Estudios Avanzados del I.P.N., Grupo Tribasa, 1994.
ASHCROFT, Bill; GRIFFITHS, Gareth; TIFFIN, Helen. The empire writes back. Theory and practice in post-colonial literatures. London: Routledge, 1991.
BAKHTIN, M. M. The dialogic imagination. 11th Edition. Austin: University of Texas Press, 1998.
BARNET, Miguel. La fuente viva. La Habana, Cuba: Editorial Letras Cubanas, 1998.
BENÍTEZ-ROJO, A. The repeating island. The Caribbean and the postmodern perspective. 2. Ed. Durham and London: Duke University Press, 1996.
BESTARD, Joaquín. Balada de la Mérida Antigua. Mérida, Yucatán: Ayuntamiento de Mérida, “Colección Capital Americana de la Cultura”, 2000.
BESTARD, Joaquín. De la misma herida. Mérida, Yucatán: Maldonado Editores, 1985.
BESTARD, Joaquín. El cuello del jaguar. Mérida, Yucatán: Universidad Autónoma de Yucatán, 2000.
BESTARD, Joaquín. El tigre con ojos de jade. Mérida, Yucatán: Edición Manuscrita, 1966.
BESTARD, Joaquín. El tigre con ojos de jade. México D.F.: Costa Amic, 1966.
BHABHA, Homi K. Introduction: narrating the nation. In: BHABHA, Homi K. (Ed.). Nation and narration. New York: Routledge and Keegan, 1990.
DASH, Michael. The other America. Caribbean literature in a New World context. Virginia: New World Studies, University Press of Virginia, 1998.
ESCALANTE RUZ, Felipe. Emociones del recuerdo. Mérida, Yucatán: Universidad Autónoma de Yucatán, 1989.
GARCÍA CANCLINI, Nestor. Culturas híbridas. Estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: Grijalva, 1989.
GLISSANT, E. The poetics of relation. 2. ed. Chicago: University of Michigan, 2000.
LIENHARD, Martin. La voz y su huella. La Habana, Cuba: Casa de las Américas, 1989.
LIGORRED PERRAMON, Francesc. U Mayaathanoob Ti Dzib. Las voces de la escritura, Mérida, Yucatán: Ediciones de la Universidad Autónoma de Yucatán, 1997.
ORTIZ, Fernando. Contrapunteo cubano del tabaco y el azúcar, La Habana, Cuba: Editorial de Ciencias Sociales, 1991.
RAMA, Ángel. Transculturación narrativa en América Latina, México: Siglo XXI, 1983.
RAMIREZ CARRILLO, Luis, Historia regional de Yucatán. Perfil socioeconómico. México: Limusa Noriega Editores, Conalep/SEP, 2000.
SHRIMPTON, Margaret. “Yucatán en su narrativa”. In: BANSART, Andrés et al. El Caribe continental e insular en su literatura: ¿vasos comunicantes o fronteras?, Caracas, Venezuela: Comisión de Estudios de Posgrado, Universidad Central de Venezuela, Asociación Venezolana de Estudios del Caribe, 2001.
URZAIZ JIMÉNEZ, Carlos. Evaristo. Historia de un soltero con familia. 2. ed., Mérida, Yucatán: Universidad Autónoma de Yucatán, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Margaret Shrimpton (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).