Morte da imagem e eterno retorno do nonsense

Authors

  • Raul Antelo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.10..30-52

Keywords:

visão, abjeção, alegoria, vision, abject, allegory.

Abstract

Resumo: O fantasma está ligado não só a uma experiência íntima ao sujeito mas também a algo radicalmente alheio a ele, cuja saturada proximidade produz uma ausência paradoxal de sentido. O nonsense ou angústia do sujeito desvenda-nos a passagem entgre o corpo material e a lei paterna, mas exibe,ainda, a fragilidade de nossos próprios limites (dentro/fora). O debate dessas questões, em artistas como Marcel Duchamp ou teóricos como Carl Einstein, é o objetivo deste ensaio.

Palavras-chave: visão; abjeção; alegoria.

Abstract: There is a fantasmatic substance not only intimate with the subjet but also radically alien to it whose overproximity produces a paradoxical lack of sense. This nonsense or panic in the subject shows the passage between the material body and the paternal law as well as the fragility of our boundaries (inside/ outside). The discussion of these topics in such artists as Marcel Duchamp or theorists like Carl Einstein is the focus of this paper.

Keywords: vision; abject; allegory.

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Published

2019-05-16

How to Cite

Antelo, R. (2019). Morte da imagem e eterno retorno do nonsense. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 10, 30–52. https://doi.org/10.17851/2317-2096.10.30-52

Issue

Section

Dossiê - Olhar Cabisbaixo: Trajetos da Visão do Século XX