Só posso escrever o que sou

Authors

  • Fábio Figueiredo Camargo

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.2.167-180

Keywords:

autobiografia, representação, pacto fantasmático, autobiography, representation, phantasmatic pact.

Abstract

Resumo: O presente artigo pretende analisar as relações existentes entre a escrita literária e a autobiografia, demonstrando como João Gilberto Noll desenvolve reflexões em seus textos sobre a relação entre vida e obra na contemporaneidade através das representações de figuras de escritores em seus romances A céu aberto, Berkeley em Bellagio e Lorde. Percebe-se que o escritor desconsidera as normas da escrita autobiográfica e produz uma literatura que se pauta pelo pacto fantasmático, produzindo uma escrita híbrida na qual o autor empírico passa a ser mais uma representação criada por ele mesmo.

Palavras-chave: autobiografia, representação, pacto fantasmático.

Abstract: This article aims to analyze the relations between literature and autobiography, showing how João Gilberto Noll reflects upon the relation between life and writing nowadays in his novels A céu aberto, Berkeley em Bellagio, and Lorde. The author disregards the autobiographical principles and produces a literature that is guided by the phantasmatic pact, thus engendering a hybrid writing in which he is only a representation created by himself.

Keywords: autobiography, representation, phantasmatic pact.

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Published

2010-08-30

How to Cite

Camargo, F. F. (2010). Só posso escrever o que sou. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 20(2), 167–180. https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.2.167-180

Issue

Section

Dossiê - Imagens do Escritor - Subjetividade, Identidade