Espectros de Baldwin
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.4.31-46Palabras clave:
James Baldwin, Raoul Peck, racismo e violência, manipulação imagética e textualResumen
O artigo explora a potência crítica e narrativa do documentário I Am Not Your Negro (2016), do diretor haitiano Raoul Peck (1953-), resultante de uma pesquisa intensa do diretor nos arquivos pessoais do escritor e ensaísta afro-americano James Baldwin (1924-1987). Apontaremos de que modo Baldwin, através da manipulação imagética e textual proposta por Peck, ressuscita questões graves da história das tensões raciais nos Estados Unidos, que dividiram o país antes e após o início dos anos 1970, ou ainda, após a luta pelos direitos civis e a morte de seus três grandes amigos: Martin Luther King Jr., Medgar Evers e Malcolm X. Evidenciaremos como o documentário expõe um pano de fundo do passado que se confunde com imagens, narrativas, corpos e nomes do presente, ao destacar a importância das reflexões de Baldwin para a luta contra o racismo e a violência ainda impostos à população negra estadunidense na contemporaneidade.
Descargas
Referencias
BALDWIN, James. Nobody Knows My Name: More Notes of a Native Son. New York: Dial Press, 1961.
BALDWIN, James. Notes of a Native Son. New York: Bantam Books, 1968.
BALDWIN, James. The Devil Finds Work: An Essay. New York: Vintage Books, 1976.
BALDWIN, James. The Fire Next Time. New York: The Dial Press, 1963.
CAMPOS, Haroldo de. Da transcriação poética e semiótica da operação tradutora. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de; SANTAELLA, Lucia (Org.). Semiótica da Literatura. São Paulo: EDUC, 1987. p. 53-74.
COATES, Ta-Nehisi. Between the World and Me. New York: Random House, 2015.
DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Trad. Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Tradução [do espanhol] de Patrícia Carmello e Vera Casa Nova. Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204-219, nov. 2012.
DU BOIS, William Edward Burghardt. The Souls of Black Folk. New York: Dover, 1994.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
FERREIRA, Luís Carlos. Livro #Paremdenosmatar evidencia genocídio da população negra. Revista Fórum, Porto Alegre, 6 jan. 2017. Disponível em: https://www.revistaforum.com.br/livro-parem-de-nos-matarevidencia-genocidio-da-populacao-negra/. Acesso em: 27 mar. 2018.
FRANCISCO, Flávio Thales Ribeiro. A utopia pós-racial nos Estados Unidos: reestruturação do racismo e a ascensão de Barack Obama na era do colorblindness. Revista de História da UEG, Porangatu, v. 6, n. 1, p. 01-23, jan./jul. 2017.
HALL, Stuart. Cultural Identity and Cinematic Representation. Framework, Detroit, v. 36, p. 68-81, 1989.
HALL, Stuart. The Afterlife of Frantz Fanon: Why Fanon? Why Now? Why ‘Black Skin, White Masks?’ In: READ, Alan. The Fact of Blackness: Frantz Fanon and Visual Representation. London: Institute of Contemporary Arts and International Visual Arts, 1996, p. 6-20.
HALL, Stuart. The Spectacle of the ‘Other’. In: HALL, Stuart. Representation: Cultural Representation and Signifying Practices. London: Sage Publications, The Open University, 2002. p. 62-84.
I AM Not Your Negro. Direção: Raoul Peck. Produção: Remi Grellety, Raoul Peck, Hebert Peck. Paris: Velvet Film, 2016, 1 DVD (93min.).
MALRAUX, André. O museu imaginário. Lisboa: Edições 70, 2017.
MBEMBE, Achille. Necropolitics. Public Culture, Durham, NC, v. 15, n. 1, p. 11-40, 2003. Doi: https://doi.org/10.1215/08992363-15-1-11
MBEMBE, Achille. O devir-negro do mundo. In: MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014. p. 10-39.
MORRISON, Toni. James Baldwin: His Voice Remembered; Life in His Language. The New York Times, New York, 1987. Books. Disponível em:http://movies2.nytimes.com/books/98/03/29/specials/baldwinmorrison.html. Acesso em: 27 mar. 2018.
PECK, Raoul (Ed.). I Am Not Your Negro: A Major Motion Picture Directed by Raoul Peck, from Texts by James Baldwin. New York: Vintage Books, 2017.
PECK, Raoul. I Am Not Your Negro: Director Raoul Peck Talks Race, America, and Film. Newshub, 20 set. 2017. Entrevista concedida a Finn Hogan. Disponível em: https://www.newshub.co.nz/home/entertainment/2017/09/i-am-not-your-negro-director-raoul-peck-talksrace-america-and-film.html. Acesso em: 27 mar. 2018.
PECK, Raoul. Introduction on a Personal Note. In: PECK, Raoul (ed.). I Am Not Your Negro: A Major Motion Picture Directed by Raoul Peck, from Texts by James Baldwin. New York: Vintage Books, 2017. p. iii-xv.
PECK, Raoul. Notes on the Writing Process. In: PECK, Raoul (Ed.). I Am Not Your Negro: A Major Motion Picture Directed by Raoul Peck, from Texts by James Baldwin. New York: Vintage Books, 2017. p. xvii-xix.
SALGUEIRO, Maria Aparecida Andrade. A omissão como presença. Cult, São Paulo, ano 20, n. 222, p. 52-55, abr. 2017. Entrevista concedida a Helder Ferreira.
SCHURMANS, Fabrice. Entre história e ficção: o fracasso do homem de exceção. Une saison au Congo (Aimé Césaire) e Lumumba (Raoul Peck). Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 106, p. 85-104, maio 2015.
SCOTT, A. O. Review: ‘I Am Not Your Negro’ Will Make You Rethink Race. The New York Times, New York, 2 Feb. 2017. Disponível em: https://www.nytimes.com/2017/02/02/movies/review-i-am-not-yournegro-review-james-baldwin.html. Acesso em: 27 mar. 2018.
STRAUSS, Alexandra. Editing I Am Not Your Negro. In: PECK, Raoul (Ed.). I Am Not Your Negro: A Major Motion Picture Directed by Raoul Peck, from Texts by James Baldwin. New York: Vintage Books, 2017, p. xxii-xxviii.
TILLIS, Antonio D.; HARRIS II, Emmanuel (Ed.). The Travon Martin in US: An American Tragedy. New York: Peter Lang Publishing, 2015.
WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madrid: Akal, 2010.
WEST, Cornel. Race Matters. Boston: Beacon Press, 2001.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Jânderson Albino Coswosk, Maria Aparecida Andrade Salgueiro (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).