A fenomenologia da imagem poética do laço
um estudo comparativo entre o drama de Hipólito em Eurípides, Sêneca e Racine, e Os sinos da agonia, de Autran Dourado
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.29751Palabras clave:
Hipólito, Tragédia , Autran Dourado , Eurípides , Sêneca , Racine , Os sinos da agoniaResumen
Os sinos da agonia revela intertextualidade não apenas com o tema, como a crítica literária recorrentemente reforça, mas também com o diagrama imagético das obras com que dialoga. A fim de traçar aproximações e distinções entre o romance de Autran Dourado e a tragédia de Hipólito, serão examinadas as versões de Eurípides, Sêneca e Racine do drama. O estudo considera as traduções e notas de Carlos Miralles, Flávio Ribeiro de Oliveira e Joaquim Brasil Fontes, além das reflexões de Gaston Bachelard sobre a imaginação poética. Dentre os muitos aspectos a serem considerados, a ênfase deste artigo recai sobre a fenomenologia do laço, imagem poética recorrente tanto no romance autraniano quanto nas três versões do Hipólito.
Descargas
Referencias
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BACHELARD, Gaston. A psicanálise do fogo. Tradução de Paulo Neves da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios do repouso: ensaio sobre as imagens da intimidade. Tradução de Paulo Neves da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
BARTHES, Roland. Sobre Racine. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
DOURADO, Autran. Os sinos da agonia. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.
ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. Tradução de Sonia Cristina Tamer. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
EURÍPIDES. Hipólito. In: EURÍPIDES; SÊNECA; RACINE. Hipólito e Fedra: três tragédias. Estudo, tradução e notas de Joaquim Brasil Fontes. São Paulo: Iluminuras, 2007. p. 101-207.
EURÍPIDES. Hipólito. Tradução, introdução e notas de Flávio Ribeiro de Oliveira. São Paulo: Odysseus, 2010.
FONTES, Joaquim Brasil. In me tota ruens Venus. In: EURÍPIDES; SÊNECA; RACINE. Hipólito e Fedra: três tragédias. Estudo, tradução e notas de Joaquim Brasil Fontes. São Paulo: Iluminuras, 2007. p. 11-101.
HATZFELD, Helmut. Estudos sobre o barroco. Tradução de Célia Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 2002.
KERÉNYI, Karl. Goddesses of Sun and Moon. Texas: Spring Publications, 1988.
MIRALLES, Carlos. Influencia de Eurípides y fortuna del Hipólito. In: EURÍPIDES. Hipólito. Tradução, introdução, nova tradução e notas de Carlos Miralles. Barcelona: Bosch, 1977a. p. 73-89.
MIRALLES, Carlos. Obras de Eurípides. In: EURÍPIDES. Hipólito. Tradução, introdução, nova tradução e notas de Carlos Miralles. Barcelona: Bosch, 1977b. p. 41-71.
RACINE, Jean. Fedra. In: EURÍPIDES; SÊNECA; RACINE. Hipólito e Fedra: três tragédias. Estudo, tradução e notas de Joaquim Brasil Fontes. São Paulo: Iluminuras, 2007. p. 207-353.
SARDUY, Severo. O Barroco e o Neobarroco. In: MORENO, César Fernández (org.). América Latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1972. p. 167-181.
SÊNECA. Fedra. In: EURÍPIDES; SÊNECA; RACINE. Hipólito e Fedra: três tragédias. Estudo, tradução e notas de Joaquim Brasil Fontes. São Paulo: Iluminuras, 2007. p. 353-489.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Thaís Seabra Leite (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).