A poesia pensante de Orides Fontela
a errância como experimento poético de linguagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2023.41935Palabras clave:
Orides Fontela, deriva, nomadismo, poesia e filosofia, Deleuze e GuattariResumen
Resumo: O artigo busca desenvolver a ideia de uma poética da deriva em Orides Fontela (1940-1998), no sentido de uma experimentação do pensamento da e na escrita, dando-se não somente no plano temático, mas, sobretudo, material dos poemas. Para tanto, parte-se do diálogo com alguns conceitos da filosofia francesa da diferença, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, na busca por pensar a constituição de sua escrita-pensamento enquanto movimento de nomadismo ao mesmo tempo ético e poético. Neste intuito, o artigo centra-se na análise de dois poemas, ambos do livro Rosácea (1986), “Viagem” e “Errância”, os quais seriam emblemáticos acerca desta poética da deriva, observável tanto nos procedimentos de escrita, quanto no tipo de subjetividade criada pelos poemas: subjetividade sempre fora de si e em processo constante de constituição e desvios.
Descargas
Referencias
AGAMBEN, Giorgio. Experimentum linguae: l’expérience de la langue = Experimentum linguae: a experiência da língua. Trad. Cláudio Oliveira. Rio de Janeiro: Circuito, 2018.
ALVES, Nathaly Felipe Ferreira. O lirismo objetivo de Orides Fontela. 2022. 1 recurso online (212 p.) Tese (doutorado em Teoria e História Literária) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
ARRIGUCCI JR. Davi. Na trama dos fios, tessituras poéticas. [Entrevista]. Jandira: Revista de Literatura, São Paulo, n. 2, p. 113-123, 2005.
BARRENTO, João. O mistério do encontro. In: CELAN, Paul. Arte poética: o Meridiano e outros textos. Trad. João Barrento e Vanessa Milheiro. Lisboa: Cotovia, 1996.
COLLOT, Michel. A matéria-emoção. Trad. Patricia Souza Silva. 1 ed. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2018.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Capitalisme et schizophrénie 1: L’Anti-Œdipe. Paris: Minuit, 1972.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mille Plateaux: capitalisme et schizophrénie. Paris: Minuit, 1980.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Qu’est-ce que la philosophie? Paris: Minuit, 1991.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, v. 1, 1995.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
DELEUZE, Gilles. L’Île déserte et autres textes. Paris: Minuit, 2002.
FONTELA, Orides. Poesia completa. Luís Dolhnikoff (org.). São Paulo: Hedra, 2015.
GIL, José. Fernando Pessoa ou a metafísica das sensações. Lisboa: Relógio D’Água, 1996.
NUNES, Benedito. Passagem para o poético: filosofia e poesia Heidegger. São Paulo: Ática, 1986.
PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. Ed. Jerónimo Pizarro. Lisboa: Tinta-da-China, 2014.
RIAUDEL, Michel. Entretien avec Orides Fontela. In: QUINT, Anne-Marie (org.). Le conte et la ville: études de littérature portugaise et brésilienne. n. 5. Paris: Presses de la Sorbonne Nouvelle, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Nathaly Felipe Ferreira Alves, Annita Costa Malufe (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).